A simulação seguiu todas as etapas reais de um acidente, com acionamento do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e agentes de trânsito
A simulação de uma colisão frontal entre ônibus e automóvel gerou 40 vítimas (Foto: Érika Chausson/A Cidade)
Quem passou pelo Parque da Cultura nesta quarta-feira percebeu uma cena atípica no local. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com apoio da Prefeitura de Votuporanga, realizou uma simulação de acidente de trânsito com vítimas presas em ferragem e princípio de incêndio. O treinamento foi na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça.
Os profissionais envolvidos chegaram no local às 16h e utilizaram o método START (Triagem Simples e Tratamento Rápido), sendo elas classificadas em verde, amarelo, vermelho e preto.
A simulação de uma colisão frontal entre ônibus e automóvel gerou 40 vítimas, sendo 36 no ônibus e quatro no automóvel. Vinte e cinco vítimas apresentaram quadro consciente, orientado, com ou sem ferimentos leves. Sete vítimas estivam conscientes, orientadas com luxações. Cinco apresentaram quadro vermelho, com fraturas e possibilidade de óbito. Três vítimas tiverem quadro preto, considerado em óbito.
A simulação seguiu todas as etapas reais de um acidente, com acionamento do Corpo de Bombeiros, SAMU (Unidades de transporte Básica e Avançada), Polícia Militar e agentes de trânsito. No transcorrer da ocorrência, além da utilização do método START, foi realizado o salvamento de vítimas, regulação, transporte, desencarceramento e extinção de incêndio. O local foi periciado, e em seguida foi realizada a limpeza e liberação da via.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a iniciativa busca alertar sobre a temática dos acidentes de trânsito e aumentar a percepção de risco pelas comunidades, suas formas de prevenção, mitigação e resposta, assim como criar uma sociedade mais consciente, por meio do fortalecimento da cultura de prevenção, de modo a integrar as esferas estadual, regional e municipal, para a correta integração dos órgãos e treinamento para o caso de um eventual incidente de maior proporção.
“É importante ressaltar que esses treinamentos são fundamentais para manter a qualidade no serviço, refletindo diretamente em benefício à população”, informou a Corporação.