De acordo com o Batalhão, durante a operação, foi realizado o policiamento ostensivo preventivo motorizado e a pé para a segurança dos foliões e de toda a população
O 16º BPM/I é responsável pelo policiamento de 49 municípios da região, inclusive a cidade de Votuporanga (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar desencadeou entre os dias 21 e 26 de fevereiro a operação “Carnaval Mais Seguro”. Segundo o Décimo Sexto Batalhão de Policia Militar do Interior (16º BPM/I) ao jornal A Cidade, durante este período a região apresentou diminuição dos índices criminais.
O 16º BPM/I é responsável pelo policiamento em 49 municípios da região sendo eles: Fernandópolis (Área da 1ª Companhia); Jales (Área da 2ª Companhia); Votuporanga (Área da 3ª Companhia); Santa Fé do Sul (Área da 4ª Companhia) e Cardoso (Área da 5ª Companhia).
De acordo com o Batalhão, durante a operação, foi realizado o policiamento ostensivo preventivo motorizado e a pé para a segurança dos foliões e de toda a população, que contabilizou aproximadamente 200 mil pessoas. “A fim de atender as demandas da população a Polícia Militar fez emprego de todas as modalidades de policiamento nos eventos carnavalescos e no policiamento urbano como radiopatrulhamento, policiamento com motocicletas, Força Tática, helicóptero Águia, Bases Comunitárias Móveis, e a mais nova ferramenta recentemente adquirida, drones dirigidos por policiais militares, o que potencializa o emprego do policiamento preventivo”, afirmou.
Nestes dias de folias, foram suprimidas as folgas de todo efetivo com o objetivo de proporcionar maior segurança, sendo que foi empregado 1.625 policiais militares distribuídos nos 49 municípios atendidos pelo Batalhão. A atividade resultou na queda da criminalidade no carnaval.
Conforme as estatísticas, o Batalhão registrou 26 furtos diversos, sete furtos a residência, dez furtos de celulares, seis furtos de veículos, dois roubos, um homicídio tentado e sete tráficos de drogas.
Em relação a fiscalização de trânsito, especialmente de embriaguez ao volante, os registros apontam abordagem de 1.962 pessoas que culminaram em prisões em flagrante de 31 pessoas, 13 condenados capturados, sindicamento de 11 adolescentes infratores, 32 motoristas multados por estarem dirigindo alcoolizados ou embriagados e 30 motoristas autuados por recusarem fazer uso do bafômetro.