Por conta pandemia do coronavírus, o comando deu dicas para a segurança e prevenção do policiamento da região noroeste
A orientação do 16º Batalhão da Polícia Militar para os policiais reforçarem a prevenção (Foto: Reprodução/Internet)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Para garantir a segurança de toda a população, é necessário que os policiais militares também tomem os devidos cuidados com a prevenção em relação a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Por isso, o 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior deu orientações ao policiamento.
O 16º Batalhão é responsável pelo policiamento de 49 municípios da região noroeste paulista, o que também inclui Votuporanga. Em razão da atual situação do Brasil e de cidades desta região, o comando divulgou algumas orientações e cuidados para que os policiais militares, tanto administrativos quanto eletivo, possam cumprir.
Dentre as orientações, o Batalhão alerta para que reuniões e preleções sejam realizadas em ambiente bem ventilado, preferencialmente a céu aberto, buscando manter distância de 0,5 a 1,0 metro entre indivíduos. Atentar para medidas de etiqueta respiratória, e condutas individuais de prevenção (cobrir o nariz e boca ao espirrar, preferencialmente com lenço ou pano; não tocar no rosto –olhos, nariz e boca; higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%).
Também reforçou para incrementar os cuidados gerais com a saúde e higiene. Em caso de transporte emergencial de pacientes contaminados com COVID-19, os policias militares devem precaver-se observando as medidas de segurança como distância e higienização, após o transporte, a viatura policial e o Equipamento de Proteção Individual devem ser higienizados, com álcool a 70%, aguardando um período de 2 horas para serem utilizadas novamente.
Em casos de abordagem policial em pessoas com sintomas, deve-se imediatamente após o procedimento, realizar a higienização pessoal e de todo o Equipamento de Proteção Individual com água, sabão e álcool gel a 70%.
Na eventual solicitação de escolta de presos com suspeita de contaminação, os policiais militares devem precaver-se utilizando máscaras e luvas cirúrgicas, exigir que o preso esteja utilizando máscaras cirúrgicas e após a finalização da escolta, higienizar o Equipamento de Proteção Individual e a viatura com álcool a 70%, aguardando um período de 2 horas para utilizar o equipamento novamente.
“Estamos realizando Policiamento Ostensivo e Preventivo rotineiros com ênfase em supermercados, farmácias, postos de combustíveis, terminal rodoviário, hospital, postos de saúde e intensificando o patrulhamento na área comercial. Considerando que estamos vivendo hoje uma Pandemia Global de doença respiratória causada pelo novo coronavírus, as recomendações devem ser seguidas por toda a população, evitando deslocamentos desnecessários, mantendo-se em quarentena e muita higienização”.