O cálculo é feito a partir de um levantamento do A Cidade junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, que indicou aumento de crimes
Votuporanga teve o início de ano mais violento dos últimos cinco anos, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (Fotos: Arquivo/A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
As estatísticas oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo divulgadas na quarta-feira (02) confirmaram o que todos já imaginavam: Votuporanga teve o início de ano mais violento dos últimos cinco anos. A informação faz parte de um levantamento feito pelo
A Cidade junto ao banco de dados oficiais da criminalidade no Estado de São Paulo.
De acordo com os números, somente nesse ano foram registradas duas tentativas e um homicídio, durante o mês de janeiro. Além disso, a cidade registrou um homicídio culposo no trânsito (quando não há intensão de matar) e dez assaltos. Isso porque a secretaria ainda não computou o latrocínio ocorrido no início de fevereiro e a morte de um homem que trocou tiros com a polícia.
Na onda de crimes vivida pelos munícipes no início desse ano, o primeiro caso foi a tentativa de assassinato de Ricardo Penquis, no dia 18 de janeiro. O jovem de 23 anos foi baleado próximo a sua residência na rua General Osório, no bairro Marão, região Centro-Sul de Votuporanga.
Dois dias depois, no dia 20 de janeiro, aconteceu a segunda tentativa contra o jovem de 19 anos, Tiago Bernardino da Silva, conhecido como “Saci”, que foi baleado no momento em que conversava com um grupo de amigos na esquina das ruas Rio Madeira e Rio Solimões, no bairro Conjunto Habitacional Brisas Suaves.
No dia seguinte, 21 de janeiro, o primeiro homicídio do ano foi registrado. Gabriel Mantovani Alves, de 19 anos, morreu ao ser alvejado por uma dupla que passou de moto na rua Rio Colorado, no bairro Pró-Povo, zona Norte de Votuporanga.
Os números são os maiores dos últimos cinco anos, isso porque ainda de acordo com o levantamento, no ano de 2021 e 2020 nenhum homicídio ou tentativa foram registrados no mês de janeiro. Já em 2019 apenas um caso foi registrado e nenhuma tentativa constou no informe. Em 2018 os números foram zerados e no ano de 2017 a cidade registrou um caso de homicídio.
Investigações
Até o momento, dois suspeitos foram presos. Um em 4 de fevereiro pela Polícia Civil e o outro no dia 14 pela Polícia Militar, o suspeito seria o responsável pelo atentado contra Tiago Bernardino, em 21 de janeiro. Os casos seguem ainda sendo investigados pela Polícia Civil de Votuporanga, por meio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais).
Fevereiro
O mês de fevereiro ainda não está computado nos dados da Secretaria, mas a onda de violência persistiu. No dia 8 de fevereiro, na Praça João Friozi, nas proximidades do Cemitério Municipal, Votuporanga registrou o primeiro latrocínio do ano. A vítima foi Luan Castrequini, de apenas 27 anos, que conversava com um amigo no local e foi baleado após reagir a um assalto. O criminoso não foi preso.
No dia 14 de fevereiro, foi registrada a morte de Marcel Moreira Costa, conhecido como “Tilápia”, após troca de tiros com a Polícia Militar. O homem estava com um mandado de prisão expedido, pois era suspeito de envolvimento com a série de atentados que aconteceram em janeiro. No dia de sua morte, o suspeito D.P.L., de 35 anos, com mandado expedido foi preso acusado pelo envolvimento nos crimes.