Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2022/10/votuporanguense-faz-pix-errado-e-recebe-todo-o-dinheiro-de-volta-n74146 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Votuporanguense faz PIX errado e recebe todo o dinheiro de volta
O caso aconteceu no último fim de semana em Votuporanga
Em tempos de golpes do PIX e que a honestidade se tornou algo raro, um bom exemplo envolvendo um carioca para um votuporanguense chamou a atenção. O caso aconteceu no último fim de semana e pegou de surpresa Pedro Batista, que realizou um pagamento errado e que caiu na conta de Lucas Barros, do Rio de Janeiro.
Era por volta das 17h, quando o votuporanguense realizou um PIX de um pouco mais de R$ 900 para um de seus funcionários. O envio do dinheiro, inclusive, foi devidamente descrito.
Só que o que ele não esperava era que a chave (código para o envio do PIX) da pessoa que receberia esse valor estava errada. A chave era um e-mail e por conta de um número errado, todo o dinheiro foi enviado para Lucas Barros, do Rio de Janeiro. Na sequência, Pedro encaminhou um e-mail com o comprovante de pagamento, mostrando o engano, mas já dava o dinheiro como perdido.
A surpresa veio na sequência. A pessoa que recebeu o dinheiro leu o e-mail enviado por Pedro e entrou em contato, pois disse que queria resolver tudo da maneira correta. “Foi uma surpresa, simplesmente por ele ter devolvido, porque é muito rápido, você faz o PIX e ele já cai na conta de outra pessoa”, relatou Pedro.
Momentos depois, Lucas transferiu de volta todo o dinheiro e disse que estava feliz por fazer a coisa certa. “A gente sabe que a Lei obriga devolver, mas imagina o tempo que ia levar se eu tivesse que procurar a polícia, abrir o processo, achar ele lá no Rio de Janeiro, enfim, sem contar a dor de cabeça. Felizmente ainda existem pessoas honestas em nosso país”, concluiu o votuporanguense.
O que diz a Lei?
Receber um PIX por engano não é crime, mas utilizar o dinheiro mesmo sabendo que ele não te pertence é uma conduta que configura o crime de apropriação, previsto no artigo 169 do Código Penal: "Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza." A penalidade para quem comete esse delito é detenção de um mês a um ano, ou multa.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2022/10/votuporanguense-faz-pix-errado-e-recebe-todo-o-dinheiro-de-volta-n74146
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco