O cumprimento do mandado aconteceu ontem pela manhã em Votuporanga, no bairro Parque Cidade Jardim, em uma loja de insumos agrícolas
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima da loja no bairro Parque Cidade Jardim (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga, apreendeu uma quantidade de materiais destinados à produção de agrotóxicos falsificados, além de galões repletos do produto, em uma loja de fachada de insumos agrícolas localizada no Parque Cidade Jardim.
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima, em que alertava que a loja estaria envolvida na manipulação e falsificação de defensivos agrícolas.
De acordo com a ocorrência, os investigadores, ao chegarem ao local notaram uma irregularidade na fachada da loja, que anunciava a oferta de "soluções agrícolas de insumos" relacionados a várias culturas, como milho, soja, algodão, sorgo, feijão e pastagens. Isso levantou suspeitas e incentivou uma inspeção mais detalhada.
No interior do estabelecimento, os policiais encontraram uma quantidade substancial de galões, tanto vazios quanto cheios, e equipamentos como máquinas seladoras e misturadoras. Esses equipamentos são comumente usados na produção clandestina de agrotóxicos falsificados.
O material apreendido será submetido a perícia para determinar a autenticidade e a composição dos produtos. O responsável pela loja está sob investigação e deverá prestar esclarecimentos à Dise de Votuporanga.
A falsificação e contrabando de agrotóxicos são crimes sérios e estão sujeitos a penas que variam de dois a quatro anos de reclusão em regime inicialmente fechado, além do pagamento de multas.