Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2023/11/operacao-contra-fraude-em-resultados-de-jogos-de-futebol-cumpre-mandados-em-votuporanga-n77823 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Operação contra fraude em resultados de jogos de futebol cumpre mandados em Votuporanga
A cidade também foi alvo da 3ª fase da Operação “Penalidade Máxima” na terça-feira (28)
Votuporanga registrou na terça-feira (28) três operações em menos de 24h. Isso porque a cidade também foi alvo de uma ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e CSI (Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência), que cumpriu mandados na cidade contra fraude em resultados de jogos de futebol.
A Operação “Penalidade Máxima” tem ganhado as manchetes nacionais nos últimos meses, principalmente, as esportivas por investigar um possível esquema de uma organização criminosa para fraudar resultados de partidas (crimes previstos na Lei nº 12.850/13 e nos arts. 198 e 199 da Lei Geral do Esporte).
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores. Além de Votuporanga, outros mandados foram cumpridos em Goiânia (GO), Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP) e Volta Redonda (RJ).
O MP-GO (Ministério Público de Goiás) preferiu não informar qual a relação da organização criminosa com a cidade, as ações que estão sendo investigadas, o que foi apreendido em Votuporanga e também não revelou o nome de jogadores envolvidos no esquema, após solicitação de informações da reportagem do A Cidade, para não atrapalhar a investigação.
O que se sabe? OMinistério Público trabalha com a hipótese de que o grupo criminoso aliciava jogadores para participar de esquema de manipulação de resultados em partidas do Brasileirão do ano passado e de estaduais disputados neste ano. Os atletas receberiam pagamentos para levar cartão amarelo e/ou vermelho, fazer pênalti ou contribuir para o placar parcial ou total de uma partida, para beneficiar apostadores que também faziam parte do esquema.
O que está sendo investigado? Nessa fase da operação, o MP investiga as partidas entre Avaí x Flamengo. Duas da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022: Náutico x Sampaio Corrêa e Náutico x Criciúma. Além dos Estaduais desse ano: Goiânia x Aparecidense, Goiás x Goiânia (ambos pelo Campeonato Goiano), Nacional x Auto Esporte e Sousa x Auto Esporte (pelo Campeonato Paraibano).
Fase I e II As Operações Penalidade Máxima I e II foram deflagradas em fevereiro e abril de 2023, respectivamente, e que resultaram, até o momento, no oferecimento de três denúncias recebidas pelo Poder Judiciário, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2023/11/operacao-contra-fraude-em-resultados-de-jogos-de-futebol-cumpre-mandados-em-votuporanga-n77823
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco