Polícia
Operação Torre Eiffel: Polícia Federal cumpre mandados em Nova Odessa
Além disso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em um centro de detenção provisória em Paulo de Faria, em desfavor de um preso que já estava sendo investigado na mesma operação
publicado em 29/02/2024
Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul em resposta a uma representação do Ministério Público (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Federal de Jales, com o apoio da Polícia Militar do 10º BAEP, realizou um novo desdobramento da operação Torre Eiffel, que cumpriu mandados de busca e prisão preventiva em Nova Odessa. Além disso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em um centro de detenção provisória em Paulo de Faria, em desfavor de um preso que já estava sendo investigado na mesma operação.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul em resposta a uma representação do Ministério Público Estadual. As prisões são desdobramentos das investigações da Operação Torre Eiffel, que encontrou novas provas na análise do material apreendido, bem como em depoimentos de testemunhas e investigados.
A Operação segue em andamento e novas informações poderão ser divulgadas em breve.
Prisões em Votuporanga
A operação inicialmente foi deflagrada no dia 28 de novembro do ano passado, quando 200 policiais federais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão em Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Guarujá (SP), Catuti (MG) e Camboriú (SC).
Durante as investigações, a Polícia Federal identificou um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Estima-se que nos últimos dois anos o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões em transações financeiras, mobiliárias e imobiliárias.
A base da quadrilha ficava em Santa Fé do Sul, onde foi identificado que um hotel e um centro de beleza estética foram adquiridos pelo líder do grupo para cometer os crimes.
Ainda segundo a PF, o núcleo de distribuição de drogas foi identificado em Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste, enquanto o líder do grupo foi localizado em um condomínio de luxo de São José do Rio Preto e preso com a esposa, uma advogada.
No dia 30 de novembro, a PF cumpriu uma nova etapa da Operação Torre Eiffel e apreendeu outros veículos de luxo, embarcações, armas e aparelhos eletrônicos. Em 8 de dezembro, foi cumprido outro mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, em Jales.
Os materiais apreendidos na Operação Torre Eiffel foram encaminhados à sede da Polícia Federal de Jales, enquanto os presos irão responder por crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com penas máximas de até 30 anos de reclusão.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2024/02/operacao-torre-eiffel-policia-federal-cumpre-mandados-em-nova-odessa-n79070