Polícia
Justiça de Votuporanga condena primeiros acusados de assassinato que deu início à ‘Guerra do Tráfico’
Os réus, julgados na última sexta-feira (28), foram condenados pela morte de Erik Fernando de Paula, conhecido como ‘Chicá’, em setembro de 2019
publicado em 02/07/2024
Os réus foram julgados pela morte de Erik Fernando de Paula (detalhe foto) na ‘Guerra do Tráfico’ (Foto: Polícia Militar)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Justiça de Votuporanga condenou na última sexta-feira (28) os primeiros acusados de um assassinato que deu início à chamada ‘Guerra do Tráfico’ na cidade. Matheus Henrique Freitas da Silva, conhecido como ‘Cachorrão’, e Alisson Bernardes de Souza, foram julgados pelo homicídio duplamente qualificado de Erik Fernando de Paula, conhecido como ‘Chicá’, em 5 de setembro de 2019.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Cachorrão e seu aliado teriam conflitos de interesses com a vítima, o Chicá, dentro de uma suposta organização do tráfico da região do bairro Palmeiras I. A principal briga, conforme revelado pelo trabalho de investigação da Polícia Civil de Votuporanga, era pela disputa de território que seria comandado pelo alvo dos réus.
No dia dos fatos, os dois acusados chegaram em uma motocicleta e ‘Cachorrão’ teria efetuado os disparos, enquanto Alisson pilotava o veículo. Erik Fernando foi assassinado com dois tiros na cabeça e um nas costas, nas proximidades de um estabelecimento comercial que era dono.
Após o crime, os envolvidos fugiram e foram presos anos depois em Cosmorama, durante uma abordagem de rotina da Polícia Militar da cidade vizinha. O processo correu em segredo de justiça e mais detalhes sobre a investigação não foram apontados.
Júri
O caso, então, foi parar no Tribunal do Júri de Votuporanga e julgado na última sexta-feira (28). A decisão sobre a condenação da dupla se deu depois de quase 12 horas de julgamento, em sessão que foi comandada pela juíza presidente, dra. Gislaine de Brito Faleiros Vendramini.
Durante os debates no plenário, o Ministério Público sustentou a acusação pelo homicídio duplamente qualificado mediante motivo e recurso que dificultaram a defesa da vítima, ele ainda falou sobre as ligações da morte com o crime organizado.
Já a defesa dos acusados, comandada pelos advogados Cleber Costa Soares dos Santos e Gilberto Nascimento, sustentou, em plenário, a inocência dos réus por ausência de provas. Após a condenação eles devem recorrer da pena aplicada aos réus.
Após os debates, os jurados se reuniram e apresentaram a decisão de que reconheciam a materialidade do crime praticado pela dupla. Porém, Matheus foi condenado pelas duas qualificadoras, a que dificultou defesa da vítima e motivo torpe, enquanto seu aliado foi condenado pelo homicídio qualificado por motivo torpe.
Com base na decisão dos jurados, a juíza sentenciou a condenação de 20 anos de prisão a Matheus pelo homicídio duplamente qualificado e de Alisson pelo homicídio qualificado a 15 anos de prisão.
Guerra do Tráfico
Esses foram os primeiros sentenciados e um dos primeiros casos da chamada ‘Guerra do Tráfico’, que vitimou pelo menos dez pessoas de 2019 a 2023. Os crimes seriam motivados pela disputa por pontos de venda de drogas e vingança entre os grupos rivais da zona Norte e Sul de Votuporanga.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2024/07/justica-de-votuporanga-condena-primeiros-acusados-de-assassinato-que-deu-inicio-a-guerra-do-trafico-n80864