O caso serve como um alerta para todos sobre os perigos crescentes das fraudes digitais.
Repórter foi vítima de golpe (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O repórter Flávio Santos, da
Cidade FM, foi vítima de um golpe de clonagem de WhatsApp que começou com uma mensagem enviada por uma pessoa conhecida cujo Facebook havia sido clonado. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) e serve como um alerta para todos sobre os perigos crescentes das fraudes digitais.
De acordo com o apurado, o ataque começou quando Flávio recebeu uma mensagem de um conhecido, pedindo ajuda. Na mensagem, havia um link que, supostamente, necessitava ser acessado para fornecer um código. Confiando na procedência da mensagem, Flávio clicou no link, resultando na rápida clonagem de seu WhatsApp e na perda de acesso ao aplicativo.
"Isso foi coisa de filme, foi muito rápido e em questão de segundos ele teve acesso a todos os meus contatos. Fica esse alerta para todas as pessoas", relatou Flávio, ainda perplexo com a velocidade e a eficácia do golpe.
Com o acesso aos contatos de Flávio, o golpista começou a enviar mensagens para amigos, familiares e colegas do repórter, solicitando dinheiro. Felizmente, muitos dos destinatários desconfiaram da ação e evitaram cair na armadilha.
Após todo o transtorno, Flávio conseguiu recuperar o acesso ao seu WhatsApp. Ele agora usa sua experiência para alertar outras pessoas sobre os riscos de clicar em links suspeitos, mesmo que enviados por contatos aparentemente confiáveis.
Dicas
Para evitar ser vítima de golpes semelhantes, é importante seguir algumas dicas de segurança como antes de clicar em qualquer link, confirme com a pessoa se ela realmente enviou a mensagem.Mensagens solicitando dinheiro ou informações pessoais devem ser sempre vistas com ceticismo.
Outra medida que aciona uma camada extrade segurança é ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp. Além disso, mantenha seu dispositivo protegido com os últimos updates e antivírus.