Na cidade, os agentes da Polícia Federal de Jales estiveram em dois endereços ligados à suposta organização criminosa
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Votuporanga na manhã de ontem (Foto: Divulgação)
Da redação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado em descaminho e contrabando de mercadorias estrangeiras. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Votuporanga em uma ação que foi autorizada pela Justiça Federal da 3ª Região e cumpriu mandados também em municípios do Mato Grosso do Sul.
As investigações, conduzidas pela PF, apontaram a existência de uma organização estruturada para a importação ilegal de mercadorias. A estrutura criminosa contava com um esquema sofisticado de comunicação e logística, utilizando veículos batedores para evitar fiscalizações e movimentando quantias expressivas em dinheiro.
Ainda não se sabe qual o envolvimento dos investigados de Votuporanga no esquema, mas, conforme apurado pelo A Cidade, os mandados no município foram cumpridos em bairros nobres da cidade.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e bens que podem comprovar a ligação dos investigados com os crimes. Além disso, houve o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de imóveis e veículos pertencentes ao grupo.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um cidadão de nacionalidade paraguaia em 2022, transportando mercadorias estrangeiras sem comprovação da regularidade da importação. A partir da análise do material apreendido, os agentes identificaram a participação de outras pessoas e empresas que, supostamente, atuavam no esquema.
A Polícia Federal seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração dos crimes. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa, cujas penas podem ultrapassar 10 anos de prisão.