Salada de Frango
Ingredientes: Um peito de frango médio, sem pele e sem osso (ou 500 gramas de filé de frango); 2 1/2 xícaras de água; 2 colheres (chá) de sal; 2 tomates grandes sem sementes e picados; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 2 xícaras (chá) de milho verde fresco ou congelado; 3 dentes de alho picados; 2 colheres (chá) de orégano; 1 colher (chá) de cominho; 3 colheres (sopa) de vinagre; 3 talos de cebolinha verde picados; 1/4 de xícara de salsinha picada. Preparo: Numa panela média, coloque o frango, 2 xícaras da água e 1/2 colher de sal. Tampe e cozinhe em fogo baixo até que o frango fique macio (cerca de 30 minutos). Escorra, espere esfriar e desfie. Numa tigela média, junte o frango e o tomate, misture e reserve. Na mesma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo baixo. Adicione o milho e água restante e cozinhe até o milho ficar macio (cerca de 5 minutos). Junte o alho e frite até começar a dourar. Acrescente o orégano e o cominho, mexa bem e tire do fogo. Junte o vinagre e o restante do sal e misture. Transfira para a tigela com o frango, adicione a cebolinha e misture delicadamente. Sirva em seguida. Dica: Se preferir que a carne fique com sabor mais picante, cozinhe-a em água com sal (ou caldo de galinha) e cebolas.
Sopa Italiana
Ingredientes: 2,5 quilos de pedaços de frango; 6 xícaras de água; 1 talo de salsão; 1 1/2 colher (chá) de sal; 6 grãos de pimenta-do-reino; 4 batatas médias cortadas em rodelas; 1 cebola grande, cortada em rodelas; salsinha picada a gosto. Massa: 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de sal; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de água. Numa tigela, misture com um garfo a farinha, a manteiga e o sal. Faça uma depressão no centro e adicione o ovo e a água. Misture com o garfo até ficar bem incorporado. Forme uma bola com a massa e abra com o rolo de macarrão sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, a espessura de 3mm. Corte em tiras de 2,5cm. Reserve. Preparo da sopa: Numa panela grande e funda, leve ao fogo os pedaços de frango com a água, o salsão, o sal e os grãos de pimenta. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, com a panela tampada. Retire o frango com uma escumadeira e tire a pele e os ossos. Deixe a carne em pedaços grandes. Reserve. Junte as rodelas de batatas e de cebola à panela com o caldo. Cozinhe em fogo baixo, por 15 minutos, até ficarem macias. Retire a batata, a cebola e o salsão do caldo e mantenha-os aquecidos. Deixe o caldo ferver e adicione as tiras de massa. Cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a massa ficar “al dente”. Retire com uma escumadeira e reserve. Volte à panela com o caldo, a batata, a cebola, o salsão, o frango e a massa. Aqueça por 5 minutos e sirva logo, polvilhado com salsinha picada.
Cozido da Avó Joaninha
Ingredientes: Meio quilo de quirera de milho amarelo, escolhida; meio quilo de costelinhas de porco, separadas nos ossos; 400 gramas de lombo de porco, cortado em cubinhos; 300 gramas de linguiça de porco cortada em rodelas; 200 gramas de paio cortado em rodelas; 1 cebola grande picada; 1 dente de alho picado; 2 limões; 4 tomates sem peles e sem sementes; cheiro verde picado a gosto; sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Preparo: Cozinhe a quirera, no fogo médio, com muita água (aproximadamente 3 litros) e uma colher (sopa) de sal. O cozimento da quirera leva uma hora e meia; cresce bastante, absorve muita água. Deve ser frequentemente mexida durante o cozimento para que não grude no fundo da panela. Adicione mais água quente, se necessário. Tempere as costelinhas e o lombo com sal, pimenta e limão. Reserve. Quando a quirera começar a amolecer, depois de uma hora no fogo, comece a preparar o refogado. Esquente óleo numa panela grande em fogo forte. Frite primeiro as costelinhas até ficarem bem douradas. Reserve. Em seguida, frite o lombo, a linguiça e o paio. Reserve também. Na mesma panela, doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates, baixe o fogo e deixe refogar por 10 minutos. Raspe o fundo da panela para aproveitar o sabor das frituras anteriores. Coloque meia xícara de água, volte as carnes à frigideira e deixe no fogo por mais cinco minutos, até que a água se evapore e fique um molho encorpado. Quando a canjiquinha estiver bem macia, misture ao refogado e cozinhe por mais 30 minutos, em fogo baixo. Se a canjiquinha estiver muito seca, acrescente duas xícaras de água quente. O Cozido fica com a aparência de uma sopa grossa. Sirva bem quente acompanhado de couve refogada.
Mousse de Pêssegos
Ingredientes: 300 gramas de pêssegos em calda; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 envelope (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor; 1 xícara (chá) de calda de pêssegos;1 lata de creme de leite; 4 claras. Preparo: Hidrate a gelatina em metade da calda e dissolva na outra metade que estar bem quente. Bata no liquidificador os pêssegos com o açúcar, a gelatina morna e o creme de leite até misturar bem. Adicione as claras batidas em neve. Coloque a mousse em tacinhas, cubra-as com papel filme e leve-as à geladeira por 4 horas ou até a mousse endurecer. Decore com fatias de pêssegos em calda e cerejas. Sirva bem gelado.