Costeletas de Carneiro com Aspargos
Ingredientes: 6 costeletas de carneiro; 3 dentes de alho esmagados; 1 maço de cheiro verde picadinho; vinagre, sal e pimenta do reino a gosto; gordura vegetal. Preparo: Numa tigela grande, misture os ingredientes do tempero e deixe as costeletas marinando durante 2 horas, no mínimo. Passado este tempo, unte as costeletas com a gordura vegetal e cubra as pontas dos ossos com papel alumínio untado. Ponha uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido (180°). Asse até ficar bem dourado. Descarte o papel alumínio e reserve aquecido. Enquanto as costeletas estão assando: Prepare o molho para acompanhar: Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e junte 40 gramas de farinha de trigo. Mexa bem até que fique ligeiramente dourada. Acrescente aos poucos 80 ml de vinho madeira ou conhaque; 560 ml de caldo de carne; 1 pitada de sal; 1 colher (chá) de mostarda. Continue mexendo o molho até que fique encorpado. Reserve aquecido.
Cozinhe “al dente” aspargos frescos. Escorra e a seguir frite-os ligeiramente numa frigideira com manteiga aquecida. Reserve. Numa travessa de servir, arrume as costeletas assadas, regue com o molho e guarneça com os aspargos. Dica: Se preferir sirva o molho em separado. Guarneça com outros legumes de sua preferência.
Pepinos em Conserva
Ingredientes: Meio quilo de mini pepinos; 1,5 litro de água; 400 ml de vinagre de vinho; 50 gramas de sal. Ferva os pepinos durante 2 minutos nesta mistura, escorra e reserve. Prepare o líquido da conserva: Numa panela, misture 400 ml de água; 400 ml vinagre;
20 g de sal; 80 g de açúcar; 1 dente de alho; 1 folha de louro; 2 cravos da índia; 1 colher (café) de sementes de dill; 1 colher (café) de mostarda em grãos; pimenta da jamaica a gosto. Ferva tudo. Coloque os pepinos em vidros limpos e conserve em banho-maria. Despeje o líquido da conserva quente. Tampe bem os vidros e cubra-os com água fervente. Deixe assim durante 2 minutos. Retire a panela com os vidros do fogo e coloque-a dentro da pia. Deixe cair água fria na água fervente até que fique totalmente fria. Está pronto a conserva. Dicas: Pode se acrescentar cebolas cortadas em pedaços no líquido da conserva. Quando distribuir os pepinos nos vidros, coloque um pouco dos temperos em cada um deles. Não jogue água fria diretamente sobre os vidros. Cuide para que as tampas dos vidros sejam novas. Outros legumes, como a cenoura, por exemplo, também podem ser preparados da mesma maneira.
Bolo Fernando
Ingredientes: 250 gramas de manteiga; 4 xícaras (chá) de açúcar; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de maizena; 1 xícara (chá) de leite; 1 vidro de leite de coco; 4 ovos; 3 colheres (sobremesa) rasas de fermento em pó. Preparo: Bata as claras em neve. Em outra vasilha, bata a manteiga com o açúcar, as gemas; coloque os leites, a farinha e a maizena. E por último, as claras em neve e o fermento. Importante: A massa deve ser batida até formar bolhas, antes de juntar as claras em neve. Misture as claras em neve e o fermento delicadamente, sem bater muito a massa. Coloque em assadeira nº 4, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido (180º) durante aproximadamente 40 minutos. Não use assadeira menor, pois a massa tem bom crescimento.
Cocada Rápida
Ingredientes: 6 xícaras (chá) de coco em fruta ralado; 4 xícaras (chá) de açúcar cristal; 1 ½ colher (sopa) de margarina. Preparo: Numa panela, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Numa superfície untada, molde as cocadas com uma colher e espere esfriar. Dica: A massa da cocada também pode ser colocada diretamente em forminhas de papel no tamanho que desejar.