Receitas feitas com endívias
Diversas receitas elaboradas com endívias, hortaliça de origem européia, produzida única e exclusivamente em Holambra, interior de São Paulo, são as novidades gastronômicas da 30ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina que vai até o dia 25 de setembro.
As endívias estarão no recheio do “pannekoek” (fala-se panecuque), espécie de panqueca tão tradicional na Holanda como a pizza para os paulistanos, ou sendo recheadas com pasta de bacalhau e servidas com salada verde ao molho balsâmico. As endívias também aparecem gratinadas e na forma de lasanha.
A endívia é parente da chicória e no Brasil seu consumo começa a popularizar-se somente agora. O único produtor dessa hortaliça está em Holambra, antiga colônia holandesa que mantêm os hábitos, inclusive culinários de seus fundadores.
Além de versátil, a endívia é muito saborosa e pode ser consumida crua, refogada, cozida no vapor ou assada, em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Na Bélgica, sua terra natal, e na Holanda são conhecidas como “witloof”, que significa folha branca. O produto é livre de agrotóxicos e, na geladeira do consumidor final, dura até 25 dias.
A endívia apresenta baixa caloria, é rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro, e, portanto, recomendada por uma dieta alimentar saudável. Uma porção de 50 gramas de endívias (equivalente a uma xícara de chá) contém apenas 8,4kcal, nenhum grama de gordura saturada ou trans, 1,5 gramas de fibra alimentar e 11mg de sódio. A endívia é muito indicada para dietas e não contém glúten.
Variante da chicória, a endívia tem suas peculiaridades, como a forma alongada e folhas tenras, compondo um broto amarelo claro. Enquanto a chicória é cultivada à luz, a cultura da endívia ocorre no escuro. Sua história data de 1843, quando um camponês belga reparou que das raízes da chicória selvagem, deixadas na terra e ao abrigo da luz, despontavam uns rebentos compridos, brancos, adocicados e de textura muito agradável. Deve-se, porém, a Brézier, botânico belga, não só a sua melhoria como a normalização da sua cultura.
Endívia recheada com Bacalhau e Salada Verde com Molho Balsâmico
Ingredientes: 30 gramas de ricota; 100 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado; 10 gramas de azeitonas pretas fatiadas; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de pimentão vermelho picadinho; 1 colher (chá) de cheiro verde picadinho; 1 colher (sopa) de cebola picadinha; 1 colher (chá) de alho picado; 1 colher (sopa) de requeijão; 5 folhas de endívia. Preparo: Numa panela, refogue a cebola e o alho em uma parte do azeite. Junte o bacalhau desfiado, misture bem e refogue mais um pouco. Junte a mistura de bacalhau com a ricota e bata rapidamente no processador. Acrescente o pimentão vermelho, o cheiro verde e o requeijão e misture bem. Recheie as endívias com a pasta e reserve. Salada Verde: 2 folhas de alface crespa; 2 folhas de alface roxa; 6 folhas de rúcula; 3 tomates tipo cereja. Lave bem as folhas e corte grosseiramente. Reserve. Molho Balsâmico: 20 ml de azeite; 1 colher (chá) de mostarda clara; 10 ml de vinagre balsâmico; 1 pitada de sal. Bata os ingredientes do molho no liquidificador até ficar cremoso. Montagem: No centro do prato, coloque as folhas picadas. Em volta, coloque as endívias recheadas como se formassem raios de sol. Intercale as endívias com os tomates cortados ao meio. Regue a salada com o molho balsâmico e sirva a seguir.
Pannekoek de Endívia
Ingredientes: Massa: 1/2 litro de leite integral; 250 gramas de farinha integral; 1 ovo; 10 gramas de sal. Recheio: 2 fatias de presunto; 100 gramas de endívias; 200 gramas de queijo Gouda ralado; 200 gramas de queijo Prato ralado. Preparo: Num recipiente, coloque a farinha e adicione, aos poucos, o leite. Misturando lentamente, vá acrescentando todo o leite. Após bem misturado, adicione o ovo e o sal. Coloque tudo no liquidificador e bata por aproximadamente 1 minuto. Deixe a massa descansar na geladeira durante alguns minutos. Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo e aqueça bem. Coloque as fatias de presunto. Adicione lentamente 1 concha de massa por cima do presunto. Vire o pannekoek e frite durante 1 minuto. Coloque a endívia, abrindo as folhas e cobrindo a massa, imediatamente cubra com os queijos ralados. Leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir.