Da Redação
Valentim Gentil recebeu ontem o gerente e coordenador do Projeto Município Verde/Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Walter Figueiredo, para uma reunião que aconteceu na Câmara Municipal. O prefeito Adilson Segura falou sobre a importância da visita de Figueiredo e do projeto em questão, não só para Valentim Gentil, mas para todos os municípios.
Figueiredo, por sua vez, reafirmou a importância do desenvolvimento do projeto, visando um bem estar social a todos. “O projeto é simples, basta querer fazer, mas para isso é preciso conscientizar a população dos benefícios que terão”, destaca.
O objetivo do programa, ainda de acordo com Figueiredo é incentivar a inserção da “variável ambiental” na agenda político-administrativa do município, além de estimular a incorporação do planejamento ambiental no seu cotidiano.
O “Município Verde Azul” é um projeto do Governo do Estado de São Paulo que tem por objetivo a democratização e descentralização das questões ambientais, isto é repartir com os municípios a responsabilidade de cuidar do meio ambiente.
A adesão dos municípios acontece de forma voluntária por parte da Prefeitura, a qual assina um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 diretrizes relevantes para as questões ambientais na gestão municipal. Assim é estabelecida a relação com a
Secretaria do Meio Ambiente do Estado que orienta e segundo critérios específicos avalia as cidades.
As 10 diretrizes de apreciação são: Esgoto tratado; Lixo mínimo; Mata ciliar; Arborização urbana; Educação ambiental; Habitação sustentável; Uso da água; Poluição do ar; Estrutura ambiental e Conselho do Meio Ambiente.
Por meio da equipe do Projeto (formada por técnicos da Secretária e da Cetesb) é feita a avaliação do comportamento ambiental das cidades. As notas dadas podem variar de zero a 100, porém apenas os municípios que conseguirem a pontuação superior a 80 recebem o certificado de “Município Verde Azul”.
Arborização
Com relação à arborização urbana, o agrônomo salientou que existe uma meta para que uma árvore seja plantada e bem cuidada, garantido assim a melhoria na qualidade de vida da população.
Para finalizar, citou ideias para criação de uma Lei de Arborização no município, onde os novos loteamentos deveriam ter um responsável técnico de Meio Ambiente para elaborar um projeto, com garantias e manutenção, além de especificar a instalação da rede de energia de forma compacta para que não atrapalhe o crescimento das árvores.
Na oportunidade, também foram apresentados aos presentes modelos de projetos
ambientais já implantados em outras cidades.
Mais verde
Em 2009, Valentim Gentil foi um dos 20 municípios “mais verdes” de São Paulo. A
cidade se destacou no cumprimento das diretivas que regem o Projeto Município Verde/Azul, como eliminação de lixões, tratamento de esgoto e controle do desperdício de água, entre outras, alcançando a 13ª posição no ranking ambiental paulista, com 92,87 pontos. Com o selo, Valentim teve prioridade na obtenção de recursos públicos do Estado para financiar projetos ambientais.