Paciente tem 19 anos e um pouco mais de três meses de gestação; Secretaria informou que paciente é atendida por médico infectologista
Fernandópolis (SP) confirmou nesta quinta-feira (28) o primeiro caso de vírus da zika no município neste ano. A paciente é uma gestante, que tem 19 anos, com pouco mais de três meses de gestação. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretaria, a paciente procurou uma unidade de saúde de referência com mal estar e foi providenciado, no Instituto Adolf Lutz, o exame que deu negativo para dengue e positivo para vírus da zika.
A secretaria informou que a paciente já foi consultada pelo Centro de Atendimento às Doenças Infecto Contagiosas, por um médico infectologista, que fará o acompanhamento juntamente com o médico da atenção básica. A secretaria diz que a paciente já está em casa e passa bem.
Identificado pela primeira vez no país em abril, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna – com sintomas como febre, coceira e dores musculares – o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do vírus da zika com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba