Vítima que contraiu o vírus da zika é uma mulher de 29 anos; Araçatuba registrou até agora 401 casos positivos de dengue neste ano
A prefeitura de Araçatuba (SP) confirmou nesta segunda-feira (2) o primeiro caso de vírus da zika na cidade neste ano. O caso foi divulgado junto ao balanço semanal que a cidade faz sobre os números de dengue. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti transmite a dengue, o vírus da zika e a chikungunya.
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Araçatuba, a vítima que contraiu o vírus da zika é uma mulher de 29 anos, que teve os sintomas em fevereiro, mas não precisou ficar internada e passa bem. Já sobre a dengue, desde o começo do ano, Araçatuba registrou até agora 401 casos positivos da dengue.
Em Ferrnandópolis
Na quinta-feira (28), Fernandópolis (SP) registrou o primeiro caso de vírus da zika no município neste ano. A paciente é uma gestante, que tem 19 anos, com pouco mais de três meses de gestação. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. A secretaria informou que a paciente já foi consultada pelo Centro de Atendimento às Doenças Infecto Contagiosas, por um médico infectologista, que fará o acompanhamento juntamente com o médico da atenção básica.
Identificado pela primeira vez no país em abril, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna – com sintomas como febre, coceira e dores musculares – o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do vírus da zika com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba