Lar São Francisco de Jaci (SP) diz que poderá assumir hospital; fechamento da Unidade do Hospital do Câncer chegou a ser anunciada
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) que a unidade do Hospital do Câncer de Fernandópolis (SP) não será fechada, mesmo que a Fundação Pio XII de Barretos (SP), que administra a entidade, realmente encerre os trabalhos. O governo do Estado fechou uma parceria com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis, de Jaci (SP), para gerir a unidade de Fernandópolis.
A associação já atua no gerenciamento de unidades de saúde no interior paulista, como os hospitais estaduais e os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de São José do Rio Preto (SP) e de Presidente Prudente (SP), por meio de contratos de gestão firmados com a secretaria.
Segundo a Secretaria de Saúde, a Associação Lar São Francisco disse ter condições de assumir a unidade de Fernandópolis imediatamente, e com o compromisso de que não haverá alteração no quadro de funcionários ou interrupção no atendimento prestado à população. Também ficou acertado que não haverá qualquer repasse de verba, já que a unidade tem pedido de credenciamento de serviços junto ao Ministério da Saúde.
A direção da Fundação Pio XII anunciou no início deste mês que iria fechar a unidade de Fernandópolis por não receber recursos do SUS (Sistema Único de Saúde). O pedido de credenciamento do serviço foi aprovado pelo Estado e encaminhado ao Ministério da Saúde, mas até o momento não teve resposta do órgão federal.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que habilitou a unidade de Fernandópolis do Hospital do Câncer de Barretos, mas aguarda limite orçamentário para publicar a portaria que oficializa o repasse de recursos.
Também em nota, a Fundação Pio XII disse que alguns equipamentos da unidade de Fernandópolis serão destinados ao Hospital de Câncer de Barretos - unidade Jales (SP). A nota diz que não sabe quais são eles e nem a data que essa mudança acontecerá, mas a transição será feita para que os atendimentos continuem sendo realizados em Jales.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba