É grande a concentração de escorpiões na região que compreende a horta
Uma moradora encontrou um escorpião em uma alface comprada em uma horta comunitária de Ilha Solteira. A espécie é a amarela, cujo veneno pode matar.
A moradora disse que comprou o alface e ao chegar em casa, quando foi limpar, encontrou o escorpião. Ele era de porte pequeno (talvez um filhote) e ainda estava vivo.
É grande a concentração de escorpiões na região que compreende a horta. Apesar disso, não há informações de que alguém já tenha sido picado na região.
Perigo - O escorpião amarelo, que é o que vem sendo encontrado com frequência em Ilha Solteira, é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Mede até 7 cm de comprimento e tem capacidade de autoreprodução (só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode reproduzir sem a necessidade de acasalamento). Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instala-se e prolifera com muita rapidez.
O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.
Em caso de picada por escorpião, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.
Fonte: Ilha de Notícias