Um asilo em Paulo de Faria (SP) adotou a tecnologia para manter contato entre os pacientes e familiares durante o período de isolamento provocado pelo novo coronavírus.
Os 17 pacientes internados no local conversam com seus familiares através de chamadas de vídeos e muitos se emocionam e se alegram com essa forma de manter contato.
“Excelente a ideia porque a gente não pode ir lá fazer a visita e também não pode buscar. Essa chamada que eles fizeram aí foi uma benção de Deus, a gente mata a saudade”, afirma Rilvana Figueiredo Barbosa, irmã de uma paciente.
As funcionárias do asilo disponibilizam os próprios celulares para que os idosos possam conversar com a família. Uma forma segura e saudável de manter todo mundo em contato diante do novo cenário.
“A gente percebeu que eles estavam muito tristes, eles não estavam entendendo porque não estavam recebendo visitas. A gente teve essa ideia pra eles ficarem mais próximos por questão mesmo de afinidade com o familiar”, explica a assistente social do asilo, Lilian Mara Silva Bastos.
A interação com familiares e amigos é necessária para que os idosos não se sintam isolados, explicam os funcionários do asilo.
“É importante eles não perderem o vínculo com a família, eles ficaram muito tristes com o problema da quarentena. A família não pode vir, então é muito importante por causa disso, não perder o vínculo familiar e com os amigos. Eles gostam muito e sempre pedem”, afirma Lucimara Slaifee, psicóloga do asilo.