Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2022/07/governo-do-estado-confirma-o-primeiro-caso-de-variola-dos-macacos-na-regiao-n73511 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Governo do Estado confirma o primeiro caso de varíola dos macacos na região
Trata-se de um homem, de 33 anos, que é morador de Bady Bassitt e com histórico recente de viagens
Um homem de Bady Bassitt, de 33 anos, foi o primeiro morador da região é testar positivo para a varíola dos macacos (Foto: Reprodução)
Da redação
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou na segunda-feira (18) o registro do primeiro caso de varíola dos macacos na região. Trata-se de um homem, de 33 anos, que é morador de Bady Bassitt e com histórico recente de viagens para a Argentina e também São Paulo.
Em nota, a secretaria municipal da Saúde de Bady Bassitt informou que após retornar de viagem, o paciente procurou atendimento no posto de saúde no dia 12 de julho indicando sinais e sintomas da doença, sendo encaminhado ao Hospital de Base de Rio Preto e submetido a exames.
Com o primeiro caso confirmado na região, o Estado chegou ontem ao total de 304 registros positivos para a varíola dos macacos, a maior parte deles (260), na capital. Apesar da preocupação que a doença traz a nível mundial, em São Paulo todos os pacientes estão com quadros considerados boa evolução, sem grandes complicações.
A varíola A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Sintomas Os principais sintomas da varíola dos macacos são o aparecimento de bolhas no corpo, podendo surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito e órgãos genitais; febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.
Para evitar a contaminação, as dicas são evitar contato com pessoas contaminadas, higienizar bem as mãos, não compartilhar roupas de cama, talheres e objetos pessoais e usar máscara, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2022/07/governo-do-estado-confirma-o-primeiro-caso-de-variola-dos-macacos-na-regiao-n73511
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco