Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/02/pediatra-de-votuporanga-orienta-os-pais-sobre-como-prevenir-infeccoes-virais-com-a-volta-as-aulas-n78693 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Pediatra de Votuporanga orienta os pais sobre como prevenir infecções virais com a volta às aulas
A Cidade conversou sobre o assunto com a médica do SanSaúde, Regina Céli Esteves Gomes, que deu dicas importantes para este momento
As aulas presenciais na rede municipal de ensino em Votuporanga, voltam no dia 5 de fevereiro e a retomada da rotina escolar é um momento aguardado por pais, alunos e professores. O momento, porém, inspira cuidados com a saúde dos pequenos, já que as infecções virais respiratórias como resfriado, gripe e bronquiolite são recorrentes durante esse período.
Apesar dos cuidados, as crianças são mais suscetíveis às infecções virais respiratórias, uma vez que o sistema imunológico ainda está em formação. Além disso, elas costumam ficar mais próximas umas das outras, o que facilita a transmissão do vírus.
Pensando nisso a equipe do A Cidade conversou com a pediatra do SanSaúde Regina Céli Esteves Gomes, sobre como cuidar das crianças neste momento e as medidas de prevenção.
-Quais são as principais infecções virais respiratórias que as crianças podem contrair na volta às aulas? No retorno as aulas, temos o aumento do risco de doenças respiratórias, causadas principalmente por vírus, entre eles o Rinovírus, Adenovírus, Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, Covid, além de muitos outros. Podem se manifestar como uma gripe ou resfriado, ou até quadros de bronquiolite, bronquite, pneumonia, sinusites, amigdalites e faringites.
- Quais os sintomas mais comuns dessas infecções? Coriza e congestão nasal, espirros, tosse, febre, mal-estar, dores de cabeça ou no corpo, dor de garganta, rouquidão, diminuição do apetite, desconforto respiratório.
-Quais as medidas preventivas que os pais e responsáveis podem adotar para proteger as crianças das infecções virais respiratórias? A melhor coisa a se fazer para prevenção são os cuidados de higiene física e ambiental, manter uma boa alimentação com frutas, legumes e verduras, boa hidratação, limpeza nasal adequada, evitar contato próximo com pessoas que estiverem doentes e sempre vacinar as crianças.
-Qual a importância da vacinação para proteger as crianças das infecções virais respiratórias? A manutenção do calendário vacinal em dia é de extrema importância na prevenção das infecções virais respiratórias, visto que para algumas delas temos vacinas extremamente eficazes, como a do Influenza, que protegem crianças de casos mais graves.
- Quais os cuidados que as escolas devem tomar para reduzir o risco de transmissão de infecções virais respiratórias? Mantenha o ambiente limpo e arejado, filtros de ar condicionado higienizados, higienizar as mãos com frequência, separar garrafinhas de água, chupetas, mamadeiras e objetos de uso pessoal da criança e dos bebes, higienizar brinquedos e orientar aos pais em relação à importância de manter o calendário vacinal em dia, onde muitas dessas doenças poderão ser evitadas e a qualidade de vida de nossas crianças melhoradas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/02/pediatra-de-votuporanga-orienta-os-pais-sobre-como-prevenir-infeccoes-virais-com-a-volta-as-aulas-n78693
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco