Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Para a estilista de moda, Natália Careti, a moda nunca mais foi a mesma depois da
explosão das cores flúors. Há pelo menos duas temporadas os tons estão vindo
sutilmente até entrar no gosto da mulherada de vez, fazendo-se literalmente completo da cabeça aos pés.
É isso mesmo, os tons flúors agora podem ser encontrados até mesmo nos sapatos, aquele acessório nada dispensável que hoje faz parte do guarda-roupa feminino como item básico-fashion. "Andando pelas ruas de Votuporanga, podemos nos deparar com diversas vitrines luminosas, não devido à luz que ali se encontra, mas sim devido aos tons que os sapatos estão sendo propostos. Agora a bola da vez são os sapatos fluorescentes, encontrados muitas vezes nas nuances de Pink, verde-limão, amarelo e até no azul turqueza (acho chik!)", diz.
Segundo Natália, a temporada de inverno trouxe a tendência dessas cores cítricas, o que vimos muito como forma de acessórios. Mas, a proposta é que continue no
próximo verão sim, vários desfiles tanto internacionais como nacionais, digo o
Fashion Rio como SPFW apostaram em peças inteirissas fluorescentes. "Marcas
como Acquastudio, Samuel Cinarnsrk, Cavalera, Reinaldo Lourenço, entre outras
apostaram mais uma vez nessa explosão de cores que é um revival dos 80`s. Os
escarpins meia-pata com solas de acrílico da Acquastudio foram eleitos os melhores acessório pela Vogue RG, no primeiro dia de Fashion Rio. A escolha foi pela ousadia das matérias-primas empregadas - verniz e acrílico, e também pelas cores fluorescentes".
Natália conta que no verão do ano passado os tons flúor fizeram sucesso somente no final da estação e foram usados em roupas, acessórios, esmaltes, maquiagens e outros complementos de moda. "No verão do Hemisfério Norte as cores flúor já tomaram conta do tapete vermelho! E certamente teremos o mesmo sucesso com essas cores por aqui, afinal elas combinam muito com o nosso clima tropical", complementa.
Vanise Bifaroni, proprietária de uma loja de calçados diz que a procura pelos diferentes tons é muito grande, mas deve aumentar no verão. "Vejo que os tons flúor acrada principalmente jovens, que não tem medo de ousar".
Quando usar os tons fluor?
A tendência do flúor está sendo proposta para o verão 2011 também. Portanto aposte nessas nuances, que você irá arrasar! Mas, a ousadia não é indicada para qualquer ocasião. Prefira locais despojados, essas cores devem ser cautelosamente escolhidas para se vestir em um bom- look da temporada. Cuidado com o excesso de cores, pois assim você poderá ficar parecida com um semáforo. Se for usar um sapato flúor, opte em usar uma roupa de cor clássica, para não se atrapalhar, dê preferência aos tons escuros. (um vestido preto fica lindo com sapato Pink.) Para o dia-dia, opte em usar blusinhas flúors com jeans básico. Se preferir acessórios (recomendado), os relógios, brincos e tiaras será uma boa escolha para assim, ficar linda.
Como quase tudo na moda vai e volta, o fluor também já esteve em evidência em
outras épocas. Quando exatamente surgiu e em que contexto. E no Brasil, quando o flúor foi moda?
As referências destas cores vieram dos anos 80, onde a explosão da juventude pode ser notada através de suas vestimentas. Na década, se podia tudo. Diversos estilos foram se criando ali, caracterizando-se desde o new-rave (novo-delirio), conhecidos pelos tons fortíssimos flúors, assim como o boom dos yuppies (young urban professionals), da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica, tribos e gerações que eram notáveis em seus tons vibrantes.
Porém todos nós sabemos que a década dos anos 80 não fora um mar de rosas, para os economistas, os anos 80 no Brasil são considerados a "década perdida".
Paradoxalmente, as roupas procuraram expressar justamente o contrário: alegre,
esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo, sofisticada, sensual e ousada, reflexo, talvez, da abertura democrática.
A ambiguidade foi um traço marcante desta moda: estampas de oncinha, bodys, cores cítricas, ombros largos, pernas longas, cortes de cabelo assimétricos e acessórios "fake" conviviam com discretos tailleurs e com roupas de moletom e cotton-lycra recém-saídas das acadêmias. (qualquer semelhança é mera coincidência, não acha?).
São essas ambigüidades, que hoje, em 2010, nos levam a um revival deste tão famoso e volumoso anos 80.
As ombreiras neste inverno estão à tona, assim como as roupas de ginástica já
entraram no gosto feminino e hoje, pode se pegar uma balada vestida com uma
legging de sirê brilhante, com semblante de ginástica, certo? Não seria diferente com os calçados e acessórios flúors.
Para aquelas que não são atrevidas ao ponto de usar uma peça inteira destas cores
oferecidas pelo mercado, trago algumas idéias para serem lidas, vistas e se caso
alguém gostar, copiadas!
Tons flúors em bolsas: As bolsinhas de mão estão super em alta, ainda mais se forem nas cores mais luminosas, atrises já apostaram nesse hit, e pegou!
Tons flúors nos cintos: Os cintos apareceram desta vez, cada vez menores e
diferentes, os tons também vieram acompanhando a tendência. Esses cintos mais finos fica muito bem em vestidinhos, e saias de cós alto. (super tendência)
Tons flúors em óculos: "Acho o máximo essas cores terem invadido também o
território dos óculos. O diferencial toma conta, e o fashion se sobressai sempre".