Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Entusiasmado, o prefeito Nasser Marão Filho inaugurou na noite da última segunda-feira o Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo". A requintada noite recebeu autoridades e convidados para a apresentação da Big Band do Conservatório de Tatuí. Após dois anos de obras e muita ansiedade o belo espaço encheu os olhos dos presentes. O Centro de Convenções, com auditório para 373 pessoas, foi projetado para receber todos os tipos de eventos, nas áreas: turística, econômica e cultural. O espaço tem uma sala de exposições, localizada no segundo piso, camarins e estrutura de som e iluminação para receber grandes eventos.
Para a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, o novo
espaço dará voz a todos os segmentos artísticos e culturais. "Construímos uma estrutura moderna, que será palco de todas as expressões artísticas. Este espaço faz parte do nosso presente, graças a ousadia de quem quer sempre oferecer o melhor", disse a secretária em seu discurso, agradecendo ao prefeito Nasser Marão Filho.
O presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho da Silva, começou agradecendo ao ex-prefeito Carlos Eduardo Pignatari e ao deputado federal João Dado, responsáveis pelo início da obra, mas que não puderam estar presentes devido ao período eleitoral. "Este espaço levará qualidade de vida à população, pois aumentará a oferta cultural na cidade", diz.
Em seu discurso, Marão fez questão de agradecer a toda a equipe que esteve
envolvida na inauguração do espaço — engenheiros, arquitetos, técnica, produção e parceiros. "Este não é um sonho só meu, mas de toda a população", disse satisfeito. Para Marão, a cidade só pode viabilizar a construção do espaço porque tem boa infraestrutura, caso contrário os recursos seriam empregados em outras áreas. "Com acesso a manifestações culturais Votuporanga ganha alma, cultura é fundamental para criar alma na cidade", concluiu.
Homenagens
Em 25 de fevereiro de 1999, com origem do projeto de lei apresentado pelo então
vereador Alcides Pelicer, entrou em vigor a lei 3122, que instituía o Teatro Municipal "Tenente Mário Bernardes". A homenagem ressaltava o valor do militar que, em 32 anos de serviço ativo, jamais sofreu qualquer punição. Com a desativação do Teatro Municipal, fica alterado o espaço cultural, de Teatro Municipal "Tenente Mário Bernardes", antes localizado na Praça Fernando Costa, para Auditório "Tenente Mário Bernardes", localizado agora no Centro de Convenções. Mário Bernardes também foi o fundador de uma das mais expressivas instituições sociais da cidade, a Associação Antialcoólica.
Para a esposa do militar, falecido em 1998, Josefina Homsi Bernardes, é uma
satisfação para a família e um reconhecimento a uma pessoa que só fez o bem para a cidade.
Já o jornalista Nelson Camargo foi lembrado por suas ações de cunho social e sua
grande representatividade em meios políticos e empresariais. A homenagem foi
recebida pela família que agradeceu com emoção.
Dentre inúmeras atribuições, o jornalista foi assessor de imprensa e chefe de gabinete do Instituto Brasileiro do Café, no Rio de Janeiro; chefe de gabinete do prefeito Hernani Mattos Nabuco, presidente de honra da Associação Regional de Imprensa da Alta Araraquarense, entre outras. Como membro do Rotary Club, teve destaque nacional ao sofrer um acidente aéreo na Baía de Guanabara, durante uma viagem em que busca de 15 mil vacinas contra a pólio, que imunizaria as crianças de Votuporanga e região.
Antes da apresentação da Big Band, o local foi abençoado por três doutrinas
religiosas: a espírita, a católica e a evangélica, representadas pelo orador Divaldo
Matos de Oliveira, Pe. Gilmar Fernandes Margoto e pelo Apóstolo Edson,
respectivamente.