Da Redação
As pessoas envelhecem desde o momento em que nascem. Ao longo da vida, os
efeitos do tempo são visíveis no rosto e no corpo. Até os 20 anos, as modificações
mais importantes no organismo são o crescimento e o desenvolvimento. A partir dos 20 anos, os efeitos do envelhecimento tornam-se visíveis na pele. Existem, no
entanto, sinais comuns a cada década.
Fatores genéticos, ambientais e socioeconômicos determinam, mesmo antes do
nascimento, a velocidade e a intensidade do envelhecimento das pessoas. Os passos enumerados abaixo para cada faixa de idade são de ordem geral. Pessoas com a mesma idade poderão apresentar diferentes tipos de lesão ou graus de envelhecimento devido a fatores individuais, como dano causado por exposição solar crônica, características genéticas, hábitos de vida, como fumo, stress, sedentarismo.
Não existe uma idade fixa ou padronizada para iniciar os procedimentos citados. É
preciso fazer uma avaliação rigorosa com profissionais pertencentes à Sociedade
Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso, o primeiro passo é procurar um médico
credenciado, que poderá orientar a melhor conduta para cada caso.
A atitude produtiva e saudável é querer estar bem, ter uma aparência jovem, viver
mais e melhor. Saúde e juventude são um bem e têm de ser gerenciados adequadamente, para que durem o máximo de tempo.
Cuidados indicados dos 20 aos 60 anos
20 anos
Desde cedo se deve adquirir o hábito de usar protetor solar diariamente, mesmo em dias frios ou nublados. Os cuidados com a exposição solar retardarão o aparecimento de rugas e manchas, prevenindo as alterações que levam ao desenvolvimento do câncer de pele no futuro. Portanto, para manter a aparência jovem, não é possível parar o tempo, mas pode-se diminuir os danos externos, como exposição solar prolongada.
Nessa idade, aparecem os primeiros depósitos de gordura que mudam o contorno
corporal e facial, por isso são recomendados alguns tratamentos de pele e orientações quanto a dieta e prática de exercícios físicos.
30 anos
Os primeiros sinais de envelhecimento podem estar presentes nesta fase. Hábitos de vida, como exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, fumo, merecem ser reavaliados em todas as fases da vida. Essa é uma boa época para mudanças, criando rotinas mais saudáveis.
Nessa fase, aparecem os problemas com o contorno do corpo que aumenta e as
primeiras rugas, principalmente ao redor dos olhos. As mulheres que tiveram filhos
pode ocorrer problemas na forma e no volume das mamas. Os tratamentos indicados são a lipoaspiração e a colocação de próteses mamárias.
No rosto, o melhor é o uso da toxina botulínica. Para melhora das lesões que já
existem, os tratamentos com peelings químicos ou laser, ajudam a renovação celular, podendo atenuar linhas de expressão, clarear manchas, para otimizar os resultados.
40 anos
Aos 40 anos, rugas podem ser evidentes na área dos olhos e boca. Os tratamentos com peelings ajudam a renovação celular e podem suavizar manchas e rugas. Em casos mais pronunciados, o ideal é o tratamento com a toxina botulínica e preenchimento com substâncias como ácido hialurônico, metacrilato, colágeno, gordura. Há também vários tipos de laseres para rejuvenescimento. Blefaroplastia e Minilifiting já começam a ser indicados.
Há mudanças bem marcantes no contorno corporal, especialmente na região do
abdome, como a famosa barriguinha e os pneuzinhos.
50 anos
Nesta idade, a pele apresenta diminuição de tônus e aumento da flacidez. Podem-se observar irregularidades de pigmentação (manchas). Nesta fase, também é
recomendada o uso da toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a laser, objetivando o rejuvenescimento.
Essa década também é marcada pro profundas transformações no contorno e na
aparência da face e do corpo. Os problemas são agravados pelo surgimento de
doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, câncer e muitas outras que poderiam ser evitadas de forma preventiva já aos 20 anos. Blefaroplastia e Minilifiting são formalmente indicados.
60 anos
Nesta fase em diante da vida é essencial manter o gerenciamento da saúde, fazendo uma manutenção preventiva, para não precisar tratar de doenças.
Aos 60 anos, pode-se observar importante flacidez, grande perda de brilho e elasticidade da pele. Como opções de tratamentos: a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a laser, para adquirir o rejuvenescimento.A Blefaroplastia e Lilifting Cirúrgico contribuem para melhorar a aparência do rosto.