Da Redação
Em 2001, lançava no cinema um filme de desenho animado chamado Shrek que satirizava as histórias dos contos de fada. Os grandes diferenciais era ter um conteúdo voltado para o público adulto, mas sem deixar de ser infantil, e apostar em piadas sarcásticas e de humor negro. Desenvolvido pela Dreamworks Animation, cujo principal concorrente é a Pixar (produtora de desenhos famosos, como Toy Story), produziu um filme que chamou a atenção de todos, sendo um sucesso em todas as idades. Mesmo suavizando as piadas e deixando a animação com cara mais infantil, os dois filmes seguintes arrecadaram muito, consolidando o monstrengo e sua turma como um dos principais personagens da criançada
Depois de nove anos chega às telonas o quarto filme do ogro verde, intitulado “Shrek para Sempre”. No primeiro filme, Shrek, ao lado do seu amigo Burro, precisa salvar uma princesa para assim conseguir seu pântano de volta, pois os personagens dos contos de fada tinham se hospedado nele. Após descobrir que a princesa chamada Fiona também era uma ogra, ele se apaixona e luta para ficar com ela. No segundo filme, Shrek se casa com Fiona e passa a viver no pântano. Contudo, ele precisa ir até o reino Tão Tão Distante com a sua amada para conhecer os pais dela. A visita deles causa muita confusão, principalmente por serem ogros, pois ao se assumirem daquele jeito, incomodam o rei. Começa então uma tentativa para separar os dois.
Já no terceiro e último filme lançado até o momento, o nosso herói, após conquistar a confiança dos pais de Fiona, precisa assumir o trono do reino. Porém, essa obrigação o incomoda. Assim, Shrek parte com seus amigos para procurar e convencer um garoto, chamado Artie, a assumir o posto.
Shrek para sempre
No quarto e último filme da série, os diretores tentaram retornar as origens da série, ou seja, fazer um desenho que desperta o interesse do público adulto sem deixar de ser para crianças. Uma vantagem é que a DreamWorks "Shrek para Sempre" custou 165 milhões de dólares, enquanto o primeiro filme custou apenas 60 milhões. Nesse quarto filme, Shrek está cansado de viver no reino de Tão Tão Distante e ter que ser civilizado, assina um contrato mágico para viver novamente como um ogro, pelo menos por um dia. Porém, esse contrato assinado é falso e promove uma reviravolta no mundo do ogro. Ele cai em uma realidade paralela, onde Fiona não é mais sua mulher, mas sim uma guerreira, o Burro não é mais seu amigo e o Gato-de- botas não engordou e perdeu todo o seu reflexo.
Acompanhe o Cine Votuporanga pela internet — no Twitter (@cinevotuporanga) e também um blog. Confira a programação e acompanhe os próximos lançamentos
(www.cinevotuporanga.blogspot.com)
Sinopse
Após enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de família. Ao invés de assustar os moradores locais, agora o ogro verde vive dando autógrafos. Pensando no passado, Shrek assina um pacto com o falante duende Rumplestiltskin, e subitamente se vê em uma versão alternativa e deturpada do reino de Tão Tão Distante, onde os ogros são caçados. Além disso, ele e Fiona perdem seus postos, já que Rumplestiltskin toma os seus lugares ao se tornar o rei. Agora, só Shrek pode desfazer seu erro, salvar seus amigos, seu reino e sua esposa.