A Rinite Alérgica é muito comum, especialmente em cidades onde o ambiente é poluído
Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros.
A impressão que dá é que a pessoa está sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos como crianças. As causas são várias, e vão desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos da doença, levando a pessoa a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma "sinusite" acompanhada de dor de cabeça crônica.
Os principais tipos de rinite são: Medicamentosa; Irritativa; Alérgia; Vasomotora; Gustativa; Rinite do Idoso; Rinite da Gestante e Rinite do Esportista.
A Rinite Medicamentosa é muito frequente pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, ignorando os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la. A Rinite Irritativa é comum nas grandes cidades, em locais muito poluídos e com agentes irritantes na atmosfera. Crianças que estudam em lugar poluído, ou em locais em reforma, podem ter este tipo de rinite.
A Rinite Vasomotora é também comum em ambientes poluídos, mas pode acontecer em outras áreas. Quem tem rinite vasomotora pode apresentar os sintomas quando fica nervoso ou quando está cansado, ou com estresse.
A Rinite Alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.
As rinites não são contagiosas, não passam de pessoa para pessoa com o convívio social ou com o relacionamento íntimo. São doenças que aparecem em pessoas que usam medicamentos sem prescrição médica ou respiram ar poluído ou ar com irritantes. Os pais podem transmitir a rinite alérgica para os filhos através dos genes (suas características familiares), o que determina, muitas vezes, sintomas semelhantes entre pais e filhos.
A maioria das rinites têm cura, principalmente a Medicamentosa e a Irritativa. Todas têm tratamento. A Rinite Alérgica, a Vasomotora, a do Idoso, por exemplo, têm tratamento, mas não tem cura. É muito importante que você saiba, que apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando que essas afecções sejam tratadas corretamente.
A melhor maneira de tratar rinites é a prevenção. Evite a poeira doméstica e os ácaros; evite agentes e substâncias irritantes; retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa; tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira; os pisos lisos são fáceis de limpar e não abrigam ácaros; tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais; cortinas leves, que podem ser lavadas, são as ideais; passe sempre um pano úmido sobre os móveis e chão, se possível, diariamente; deixe ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.
É muito importante procurar um médico ao detectar estes sintomas para que possa ser feita uma avaliação correta para o tratamento. Não ceda à tentação de auto medicar- se.