Da Redação
O grupo que representou a Unifev no Projeto Rondon deste semestre está de volta depois de 15 dias de viagem. O destino da trupe, composta por oito alunos e dois professores, foi a cidade de Alvorada d'Oeste, no Estado de Rondônia. Localizado a 470 quilômetros da capital Porto Velho, o município possui 18 mil habitantes.
A operação Mamoré, como foi nomeada pelo Projeto partir de Votuporanga com o objetivo de conhecimento profissional àquela comunidade. Alunos das áreas de saúde e comunicação ministraram oficinas a professores e profissionais da cidade, além de trocar experiências culturais.
Para o professor e coordenador do projeto enviado pela Unifev, João Carlos Bonfante, o grupo priorizou ações nas áreas da saúde, oferecendo noções sobre saúde da mulher, do idoso, medicinas preventivas e doenças endêmicas.
A aluna Izabela Carvalho Fernandes, do curso de jornalismo, foi a responsável por alimentar o blog com notícias da expedição. Veja detalhes da viagem em (www.unifevrondon10.blogspot.com).
"A viagem mostou que mesmo cidades mais distantes dos grandes centros estão integradas com o resto do país. Esperava uma cidade mais "amadora", e não foi o que encontramos lá. Eles estão atualizados e ligados a tudo que acontece nas demais regiões", conta Paulo Stipp, professor que também acompanhou o grupo. Para Paulo, a internet foi a grande responsável pela democratização do acesso a informação, seja nos grandes centro ou em cidades que nem imaginamos existir.
Aluna do 4º período de psicologia e pedagogia, Jaqueline Albuquerque ministou cursos na área da saúde e educação, com destaque para a educação inclusiva. "A inclusão de alunos especiais nas escolhas convencionais é um debate atual no Brasil e no resto do mundo, e que os profissionais de Alvorada também estão atentos", diz.