Cibeli Moretti
Há 11 anos o escritor votuporanguense Hudson da Silveira, 39, luta para conseguir viver de sua arte — a literatura. Hudson é autor de oito livros, além de escrever como colaborador para os jornais da cidade. "Os jornais locais respondem pela publicação de 250 artigos, de 1999 para cá", contabiliza.
Desde a primeira edição do seu livro, Hudson fez a opção de comercializar os títulos de maneira alternativa, sem o agenciamento de editoras, como é comum entre os autores. De porta em porta, em Votuporanga e mais 19 cidades da região, ele conquista seus leitores e garante os sustendo da família, a esposa Claudivânia de Jesus, com quem é casado há três anos. "Visito meus leitores a cada edição, gosto do contato, das opiniões, do carinho que eles me oferecem, sempre", conta.
O último livro lançado por ele, "Semente do amanhã", aborda temas do cotidiano, como as relações entre professores e alunos, pais e filhos, exploração da fé religiosa, drogas, álcool e futebol. Comerciantes votuporanguenses, 32 no total, são responsáveis pelo apoio cultural para a edição da obra, e a tiragem de 400 exemplares. "Em troca os apoiadores ganham meus eternos agradecimentos".
"A crônica é um desabafo, um protesto. O objetivo dela é denunciar as injustiças, procurar e achar caminhos para a solução de tais problemas. O cronista é como o passarinho que pega água no bico, e a joga sobre o fogaréu que queima a floresta", define seu trabalho.
"Falaram que as facilidades da internet iriam provocar a falência de jornais, revistas, gravadoras e editoras. Falaram que a web iria determinar a extinção de várias mídias. Quanto mais se adentra as residências, lojas, escritórios, consultórios e fábricas de Votuporanga e região, mais se vê a presença de jornais, revistas, livros e DVDs. Portanto, há espaço para todos", diz.
Para Husdon, Votuporanga tem muitos jovens com talento para escrever, cantar, dançar, compor, representar ou fazer artesanato. "Todos podem buscar patrocínios para a realização dos seus projetos, através da Lei Rouanet - lei federal de renúncia fiscal às empresas fomentadoras de projetos culturais". Entre os talentos locais, ele destaca Antônio Rocha Bonfim, o Tony, cronista e romancista de alto nível. Interessados em comprar o livro podem entrar em contato por e-mail (hudsondasilveira@gmail.com) ou pelo telefone 17 3423-3378.