Grupo de amigos de Votuporanga se encontra um domingo por mês para se aventurar pelas estradas
Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Sol quente? Tempo seco? Preguiça? Nada disso é desculpa para um grupo de votuporanguenses que se aventura, caminhando, desde 2008, pelas estradas rurais da cidade.
A coordenadora do grupo, Vande de Fátima Medeiros Barreta, conta que mensalmente tanta reunir um grupo de amigos, cerca de 50 pessoas, para a caminhada, quem tem os mais variados destinos.
No último domingo, o ponto de partida do grupo foi o Cemitério Municipal. Horário? 7h da manhã. E não é que os amigos não só estavam lá, como também foram de forma organizada - uma parte vai de carro com as crianças e o almoço, e os 'atletas' vão caminhando - cada pelotão no seu ritmo.
No domingo, o trecho percorrido somou aproximadamente 15 quilômetros, pela Estrada Boiadeira. "O pelotão da frente chegou às 11h30. Alguns ficaram para trás apreciando a paisagem. Descobrimos muitas histórias, além da prática de exercícios conhecemos um pouco mais da história da nossa cidade", conta.
Desta vez, os participantes foram guiados pelo chefe do departamento de museus, Evandro Junior Ferreira da Silva, que além de gostar de programas do tipo, também é pesquisador de patrimônios históricos da cidade e desenvolveu projeto de regate da história da Estrada Boiadeira.
"Ficamos encantados com as raridades que a estrada guarda há mais de 50 anos, como cemitérios, casarões, e característica que ainda resitem ao tempo e ao progresso". Vande garante que a próxima caminhada já está sendo agendada, provavelmente no próximo mês. "Queremos garantir pelo menos uma caminhada por mês, precisamos desse contato com a natureza, momentos de lazer com os amigos e a família. Voltamos para o trabalho com o ânimo renovado". O destino ela ainda não sabe qual será, mas interessados poderão acompanhar o grupo.