Cada vez mais se tem menos tempo. De um modo geral, todo mundo trabalha muito e se estressa mais ainda; alimenta-se de maneira inadequada e o resultado de tudo isso é corpo cansado, falta de ânimo e insatisfação com a própria silhueta. Como mudar este estado de coisas?
A primeira atitude é enfrentar o problema de frente e detectar onde as coisas podem ser melhoradas. E acredite, quase tudo pode ser melhorado.
Estabelecer prioridades é um passo que pode ajudar. Avalie como tem administrado o seu tempo e procure usar tudo o que você faz a seu favor, até mesmo aquela faxina que tem de ser feita no final de semana, ou naquela brecha entre uma coisa e outra durante a semana.
Fazer faxina é horrível! De que modo isso poderia ajudar a melhorar a auto-estima, por exemplo?
Bom, melhora a auto-estima porque faz você gastar a energia acumulada e isso vai refletir na silhueta, quer coisa melhor?
O gesto de abaixar e levantar para pegar objetos exercita vários músculos ao mesmo tempo, principalmente dos membros inferiores, mas faça estes movimentos sempre com os joelhos flexionados para não afetar a coluna.
Tchau gordura localizada
Os especialistas neste assunto garantem que você perde cerca de 170 calorias quando varre o chão. O movimento executado fortalece os músculos do peito, costas, ombros, braços, abdome, coxas e pernas. Neste caso também é preciso ter cuidado com a postura mantendo sempre os joelhos ligeiramente flexionados.
Braços durinhos podem ser conseguidos esfregando roupa no tanque. O ideal é fazer isso durante 15 minutos, esfregando durante 2 minutos, com intervalos de 30 a 60 segundos; exercita os ombros, bíceps, tríceps e antebraços.
Preste atenção quando torcer roupas. Faça isso com os braços bem junto ao corpo e esticados para frente. É bom para os músculos peitorais. Para completar, estenda a roupa no varal quando você aproveita para alongar a musculatura do ombro.
Bom para os braços também é passar roupa. Preste atenção na altura da tábua de passar, deve ser confortável e possibilitar que as costas fiquem eretas. Este tipo de trabalho usa basicamente a musculatura dos braços.
Quando for tirar o pó dos móveis, mantenha os quadris encaixados e aproveite para fazer movimentos rotativos com a cintura, pois eles estimularão a musculatura abdominal.
Subir e descer escadas estimula bumbum e pernas. Se você mora num prédio, aproveite e aposente o elevador; sempre que possível use as escadas. Se na sua casa tem escadas, melhor ainda, use-as a seu favor ao invés de reclamar que tem de subir ou descer para pegar alguma coisa ou se tem que limpar os degraus e corrimão.
Cozinhar é um dos exercícios mais completos que existem. Praticamente todos os músculos são estimulados andando pela cozinha, pegando coisas, abaixando-se para espiar o forno ou lavando a louça.
Nem sempre é agradável ir às compras no supermercado. Faça desta tarefa outra aliada de sua silhueta. Antes de sair de casa, forre o estômago, pois nada pior do que fazer compras com fome. Faça uma lista de compras. Quando chegar ao supermercado, não tenha pressa de percorrer os corredores, olhe os produtos com calma, compare preços e marcas. No final, terá perdidos boas calorias e ainda fortalecido suas pernas com a caminhada.
Falando em caminhada, chegamos ao ponto mais recomendado por todos os endocrinologistas e nutricionistas: caminhar.
Se tem preguiça, use o seu cão como incentivador. Coloque ele numa coleira apropriada e saiam os dois pela rua. Se vocês não estão acostumados a isso, comece andando pelos arredores de sua casa e gradativamente aumente o tempo do passeio, sempre de olho no seu pet para que ele não se canse além do que pode. Em pouco tempo, você vai notar o bem enorme que isso fará ao seu humor e à sua silhueta.