Da Redação
Chega às telas do Cine Votuporanga, hoje, às 20 horas, "O Último Mestre do Ar", do diretor Night Shyamalan. Baseado em um desenho de sucesso do canal de TV Nickelodeon (no Brasil, sua audiência só perdia para "Bob Esponja"), trata-se de uma mescla de culturas orientais e ocidentais, em estilo anime, que conta a história de povos em busca de sua liberdade.
Para quem não acompanhou a animação, o enredo pode parecer um tanto confuso. Em um mundo fictício, os povos são divididos em diferentes nações e seus poderes sobrenaturais: Fogo, Água, Ar e Terra. Cada um desses povos consegue manipular os elementos correspondentes ao nome que levam.
O equilíbrio entre os reinos é mantido pela atuação de um Avatar (nome original da série, mudado para não confundir com o filme homônimo de James Cameron). Único a dominar todos os elementos, ele mantém uma ligação com o mundo espiritual que garante a ordem natural no planeta.
No entanto, por algum motivo misterioso, o Avatar desapareceu e começam as guerras. A Nação do Fogo passa a invadir as outras e quebrar a harmonia.
O Avatar, Aang (Noah Ringer) reaparece na forma de um menino, que ainda não completou seu treinamento, porque permaneceu adormecido por 100 anos. Ele precisará da ajuda de Katara (Nicola Peltz, de "Um Natal Brilhante") e de Sokka (Jackson Rathbone, o Jasper da franquia "Crepúsculo"), habitantes da Nação da Água, para desenvolver plenamente seus poderes.
Como a fiel adaptação feita por Shyamalan, autor do roteiro, ambiciona ser uma franquia, a história não acaba ao final da projeção, quando já se projeta uma continuação.
Sinopse
Na história, o mundo é dividido em quatro nações: a Nação do Fogo, o Reino da Terra, a Tribo das Águas, e os Nômades do Ar. A cada geração surge uma pessoa que possa controlar os quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e que domine as artes marciais. Essa pessoa é o Avatar. Quando a Nação do Fogo ataca as outras três nações a fim de escravizá-las, o Avatar desaparece, retornando cem anos depois e partindo em busca da libertação das nações.
Curiosidades:
» Trata-se da adaptação cinematográfica do desenho 'Avatar: A Lenda de Aang' (Avatar: The Last Airbender), que Shyamalan trabalhou dois anos para tirar do papel.
» O filme foi originalmente intitulado 'Avatar: The Last Airbender'. Entretanto, James Cameron e 20th Century Fox já tinham registrado o título do filme Avatar (2009), e a palavra foi retirada para evitar confusão.
» Jesse McCartney foi originalmente escalado para interpretar Zuko, mas foi substituído por Dev Patel, devido a conflitos de agenda.
» Esta é a primeira adaptação que M. Night Shyamalan dirigiu
Leia na íntegra a versão online