Da Redação
Ponyo, levemente inspirado no conto "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen, conta a história de uma peixinha que consegue escapar da vigia do seu pai, no fundo do mar, para conhecer o mundo da superfície. Aqui em cima, ela conhece um menino de 5 anos, Susuke, que a salva de uma morte causada pela sujeira deixada pelos humanos nos oceanos. Com seus poderes mágicos, ela cresce braços e pernas, e ganha um novo amigo.
O sumiço de Ponyo, porém, faz com que seu pai comece a busca pela filha, achando que ela foi raptada pelos humanos. Quando a encontra e a força a voltar para casa, percebe o tanto que ela mudou. Porém, como separar Ponyo e Susuke agora?
A inocência com que a história é contada, do ponto de vista de duas crianças que se apaixonam e juram amor eterno, torna a história simples, mas jamais sem graça. Na verdade, chega a ser ainda mais emocionante ver crescer este amor verdadeiro, sem malícia alguma. Nada mais puro. Nada mais natural. E ainda por cima, tudo isso é contado com lindas telas desenhadas à mão pelo próprio Hayao Miyazaki e sua equipe. Dá vontade de fotografar cada um dos fotogramas e sair pendurando nas paredes. Se você precisa de um único motivo para sair de casa e ir ao cinema, já tem a sua desculpa ideal.
Sinopse
Um dos mestres da animação tradicional, sem uso de computadores, o japonês Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado”) apresenta mais uma aventura fantástica. Na trama, um garoto que vive com sua mãe à beira-mar encontra um peixinho dourado na praia e o leva para casa. Mas aquele não é um peixe qualquer. Batizado de Ponyo, o pequeno animal começa a gostar do novo lar e decide se transformar numa menina de verdade, o que irá causar uma reviravolta nas profundezas do oceano.
Leia na íntegra a versão online.