Da Redação
O Dia Nacional da Juventude será comemorado em Votuporanga em grande estilo. O evento é celebrado há 25 anos pelas dioceses do Brasil e neste ano conta com a organização local do Pe. Silvio Roberto. "É um momento em que toda juventude se encontra para festejar, mostrar seus costumes, suas tradições, seus talentos, também a oportunidade de para formação, troca de informações, confraternização e unidade de uma juventude sadia e disposta a construir um mundo melhor", explica o sacerdote.
A 25ª edição do encontro tem confirmada as presenças das bandas "Anjos de Resgate", "Século I", "Mizão e Banda", "Ecclesis" e "Manancial", além da aprensatação do Grupo de Taiko, da Corporação Musical Zequinha de Abreu e atividades recreativas como Le parkour, ping, pong, xadrez, volei, motoclube, discoteca e muitas outras. As camisetas para o evento estão à venda na Paróquia Santa Luzia e custam R$ 15. Informações pelo telefone 3422-2600.
Todas as edições do DNJ, como é conhecido pelos jovens, aborda temas atuais e sempre voltados para os jovens. "Há a abordagem sobre políticas públicas para a juventude neste dia usando temas sobre a violência, paz, educação e outros. Tem uma proposta para caminhada com bandeiras dos grupos de jovens, camisetas personalizadas, cartazes, banners, faixas das paróquias, apitos, pompons entre outros: manifestações próprias da juventude. Na diocese o evento vem sendo realizado há algum tempo, mas de três anos para cá que a juventude tomou gosto pelo DNJ e a participação aumenta a cada ano", comenta o organizador, Pe. Silvio
Roberto. Em 2008, o evento foi celebrado em São José do Rio Preto, no colégio Santo André, que lançou um desafio para a juventude fazer vídeos para a comemoração dos 80 anos da diocese e contou com a participação aproximadamente 400 jovens.
No ano de 2009 aconteceu na cidade de Buritama, para tentar aproximar e se inteirar com outras regiões da diocese. Toda a região se articulou devido a intensa divulgação nos meios de comunicação sociais e contou com aproximadamente 700 jovens.
Para o Pe. Silvio Roberto, este ano Votuporanga se sente honrada de sediar o DNJ para comemorar seus 25 anos a nível nacional, em comunhão com outras dioceses do Brasil, prometendo se um mega evento, pelo esforço, carinho e dedicação que a equipe de coordenação vem preparando tal dia.
O evento tem como abrangência toda região de Votuporanga, as paróquias e capelas da dioceses de São Jose do Rio Preto, outras cidades vizinhas e de outras dioceses.
Aproximadamente 100 cidades poderão a participar com a sua juventude, uma vez que estamos trazendo "a Banda Anjos de Resgate" que atrai multidões de pessoas por onde passa, e aguardamos aproximadamente umas 5 mil pessoas para a participação do Dia Nacional da Juventude em Votuporanga neste dia. "A importância deste evento para a diocese é fazer com que a juventude participe de um dia diferente e que celebre junto com outros jovens um dia com muita animação, com muita troca de informações e que seja promovida a paz, a fraternidade e a alegria juvenil com todos os que virão participar", explica.
Objetivo
É atrair toda juventude da Diocese de São José do Rio Preto, e das dioceses vizinhas, tais como: Jales, Barretos, Catanduva e Araçatuba. Não somente a juventude católica, mas a família, crianças, instituições que trabalham com jovens e outras religiões que trabalham com juventude.
Este evento é destinado para a juventude, para a família como um todo também e fazer de Votuporanga um dia de encontro que acolhe todos e proporciona a alegria de estar aqui, numa festa inesquecível, sobretudo, através do testemunho dos grupos formados pela juventude católica, evangélica, assim como grupos de serviços como Interact (Rotary Clube), Leo Jovens (Lions Clube), os jovens da Ordem Demolays (Maçonaria), grupos culturais, estudantis, de ações sociais, Escolas, Faculdade, grupos esportivos, grupos de apoio e comunidades de recuperação a jovens tóxico dependente ou dependentes químicos e outras instituições voltadas à juventude.
Reunir num só evento que seja LUZ e SINAL DE ESPERANÇA à uma juventude prepotente, insegura e sem rumo.
Leia na íntegra a versão online