Mulheres bonitas e sedutoras que buscam viver plenamente, este será o tema central de “As Cariocas”
No dia 19, próxima terça-feira, logo depois do “Casseta & Planeta, Urgente!”, a Globo estreia uma série que terá dez capítulos, cada um contando uma história diferente, mas todos tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro e mulheres muito bonitas. “As Cariocas” tem seu texto inspirado na obra do jornalista Sérgio Porto, conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta e contará a história de dez mulheres diferentes.
Para dar vida aos episódios independentes, o diretor Daniel Filho escolheu cuidadosamente uma dezena especial de atrizes: Alinne Moraes, Paola Oliveira, Alessandra Negrini, Adriana Esteves, Cíntia Rosa, Grazi Massafera, Fernanda Torres, Sonia Braga, Angélica e Deborah Secco. Elas formam o time de protagonistas da série, que tem texto final de Euclydes Marinho e é uma coprodução da Rede Globo com a produtora Lereby. “Não há como negar que elas são as top ten de muitos brasileiros”, brinca Daniel, que dividiu a direção da série com Amora Mautner e Cris D´Amato.
Ambientada em diversos bairros do Rio de Janeiro, a trama de “As Cariocas” é narrada por um Sérgio Porto contemporâneo. Ele é praticamente um personagem que interfere na história dando suas sinceras opiniões sobre as mulheres e seus relacionamentos. O ponto de partida para o programa são os seis contos originais que compõem o livro de Sérgio Porto: “A Grã-fina de Copacabana”, “A Noiva do Catete”, “A Donzela da Televisão”, “A Currada de Madureira”, “A Desquitada da Tijuca” e a “Desinibida do Grajaú”. “Os textos serviram como inspiração. Houve, claro, uma atualização, mas mantivemos o espírito do autor”, frisa Daniel Filho.
As gravações duraram 54 dias e contaram com mais de 120 atores no elenco. A equipe, também com mais de uma centena de pessoas, gravou metade das cenas nos estúdios da Central Globo de Produção e no Pólo de Cinema e Vídeo. A outra parte foi rodada em locações externas. O Rio de Janeiro esteve em destaque em cada episódio, marcado por características dos bairros, como orla da Urca, a quadra da Mangueira, o trem do Méier, a Praça Saens Peña, o Palácio do Catete, o Largo do Machado, entre outros.
A cada programa, a região onde a trama se passa é apresentada através de um micro-documentário produzido especialmente para a série.
Os episódios
- “A Noiva do Catete” – Nádia (Alinne Moraes) é bonita e misteriosa. É noiva de Carlinhos (Ângelo Antonio) que ficou paraplégico tentando salvá-la de um assalto. Nádia quer se casar com ele e ter filhos, mas ele enlouquece os homens da vizinhança. Ainda participam deste episódio, Pedro Nercessian, Nelson Baskerville e Theresa Amayo.
- “A Internauta da Mangueira - Gleicy (Cíntia Rosa), a internauta da Mangueira, é casada com Armando (Eduardo Moscovis). Esposa dedicada, ela cuida da casa, do marido e ainda trabalha até de madrugada no computador. A irmã dela, Glaucia (Preta Gil), não se conforma com tanto amor por um homem só. Tanta perfeição esconde um segredo, que, quando revelado, vai gerar muita confusão. Estão também neste episódios os atores André Gonçalves, Flávio Bauraqui, Marcos Winter, Babu Santana e Fernando Caruso.
- “A Vingativa do Méier” – É estrelado por Adriana Esteves que interpreta a Celi, uma jovem linda, mas esconde-se atrás de uma tristeza sem fim. Ela é casada com Djalma (Ailton Graça) a quem ama de verdade, mas ele parece mais preocupado com o trabalho do que com ela. Djalma vive trancado no quartinho que tem nos fundos da casa trabalhando como protético e não deixa que Celi entre no recinto. Um dia ela se cansa e decide investigar o que esconde o tal quartinho. Ainda participam deste episódio os atores Agildo Ribeiro, Bárbara Paz e Myrian Pérsia.
- “A Iludida de Copacabana” - Marta (Alessandra Negrini) é professora de hidroginástica, não passa despercebida em lugar algum. É apaixonada por sua filha Simone e pelo marido, o galanteador e delicado Silvinho (Thiago Lacerda). A única coisa que parece incomodá-la é a babá de sua filha, Suelen (Roberta Rodrigues), uma jovem extremamente sensual e ousada. No elenco está também Eriberto Leão na pele de Eduardo, amigo de Silvinho.
- “A Atormentada da Tijuca” – Estrelado por Paola de Oliveira que vive a Clarissa, uma mulher linda que de tanto ser assediada de forma vulgar, foi tomando antipatia pelos homens. O principal pivô deste trauma foi seu casamento de três anos com Heitor (Charles Fricks). A única pessoa com quem Clarissa se sente realmente bem e à vontade é com Gilberto (Gabriel Braga Nunes), professor de dança de salão e seu amigo de infância. Estão ainda neste episódio os atores, Fernando Ceylão, Denise Dumont, Ana Ferraz, Henrique Neves e Maria Mariana.
- “A Desinibida do Grajaú” - Desde criança o maior sonho de Michelle (Grazi Massafera) sempre foi ganhar um concurso de beleza. Aos 22 anos, já uma loira exuberante, o desejo se concretizou. Como prêmio, a moça ganhou um carro que se tornou um de seus maiores orgulhos. O sucesso e a fama, no entanto, não duraram muito tempo. Ao lado de Grazi Massafera estão também Carla Daniel, Aramis Trindade, Chico Tenreiro, Isabela Garcia, Joana Fomm e Marcel D2.
- “A Invejosa de Ipanema” - Cris (Fernanda Torres) é a típica dondoca da alta sociedade, que se casou amando o dinheiro do marido Gustavo (Luiz Gustavo). É amante de Luiz Felipe (Guilherme Fontes), o guru da cirurgia plástica. Participam do episódios, Lavinia Vlasak e Rafael Primot
- “A Adúltera da Urca” - Júlia (Sonia Braga) é uma mulher atraente e ao mesmo tempo muito séria e discreta. É casada com Cacá (Antonio Fagundes), por quem é apaixonada, e infidelidade não é uma palavra que faça parte de seu vocabulário. Sua melhor amiga, a descolada Malu (Regina Duarte), é o seu oposto, e acha que “liberdade” contribui para uma vida melhor. Participa ainda o ator Dalton Vigh.
- “A Suicida da Lapa” - Noite de Natal, é neste cenário que Alice (Deborah Secco), uma jovem linda e atraente, conhece Roberto (Cassio Gabus Mendes), um homem marcado por uma feição triste. Ele é casado com uma mulher mais velha e se sente o verdadeiro cachorro da esposa. Apesar da juventude, Alice (Deborah Secco) também não carrega a alegria de viver. E esta noite de será definitiva para os dois.
- “A Traída da Barra” - Maria Teresa (Angélica) é uma mulher feliz no amor. É casada com Cícero (Luciano Huck), com quem tem dois filhos. Até que um dia, ela flagra o marido com outra. A partir de então, se torna outra pessoa. E a vingança passa a ser sua principal motivação. No elenco estão ainda Rosi Campos, Leona Cavalli e Serjão Loroza.