Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os números impressionam. Mais de 42 mil alunos de 46 cidades. Da sua categoria, de sexto e sétimo anos, eram mais de 9 mil candidatos. Todos com o objetivo de se classificar no concurso de redação da TV Tem, SOS Planeta Terra. Mesmo com toda a competitividade, um votuporanguense se destacou na prova e conquistou o primeiro lugar.
Gabriel Rabelo Rodrigues, estudante da escola Passo a Passo, aproveitou o professor de geografia que tem em casa, seu pai, Adilson Rodrigues, e brilhou no concurso. Em carta dedicada às crianças de sua idade, ele quis demonstrar atitudes que podem salvar o planeta. "A ideia era tentar convencer os menores da importância da preservação, já que os adultos estão "viciados" e são difíceis de mudar", contou, em entrevista ao jornal A Cidade. Entre as dicas estavam parar de usar carro, utilizando mais bicicleta, e economizar água.
A cerimônia de entrega de prêmios foi no dia 30 no Sesi de São José do Rio Preto. O garoto recebeu um netbook e uma câmera digital que foi dada à professora Nilsa dos Santos Rando, e que cedeu para Gabriel como título de incentivo.
Para Gabriel, o tema desperta criatividade. "É legal porque estou ajudando as pessoas a pensarem sobre o Planeta. A Terra pode estar acabando", ressaltou. O trabalho foi gratificante para o aluno. "Estou muito feliz pela conquista e, principalmente, pela conscientização", emendou.
A consciência ecológica que o garoto afirma ter. "Muita gente joga o papel na rua e eu sempre guardo no bolso e jogo em casa. Também economizo água", destacou, orgulhoso. O estudante também se tornou incentivador dos demais colegas. "Eles me deram os parabéns. Antes do concurso, disseram para eu não fazer a redação porque ninguém ganha. Mas eu provei o contrário e muitos já pensam em participar no ano que vem", contou.
Aproveitando que hoje é Dia do Professor, ele faz um agradecimento especial. "Quero agradecer as minhas professoras Nilsa, Rita, Lilian, Rosane, Nerli e muitas outras", disse.
Seu pai frisou que a conquista é de todos os professores. "É a terceira vez que um aluno da escola Passo a Passo ganha um concurso. Todos os profissionais da primeira, segunda e terceira séries devem se orgulhar do resultado porque a alfabetização começa por eles", concluiu.
Leia na íntegra a versão online