Você sabia que nos EUA um iPhone 4S, 32 gibabytes, desbloqueado custa 815 dólares, enquanto o mesmo produto aqui no Brasil está custando em torno de 1650 dólares!? Por conta dos impostos abusivos que são infligidos aos brasileiros, compramos o mesmo produto pelo dobro do preço.
Hoje há um grande número de brasileiros que viajam para o exterior para apenas fazer compras. No ano de 2010 os brasileiros gastaram certa de 1,6 bilhão de dólares em compras na cidade de Nova York.
Será que alguém já parou para pensar o por que isso acontece no nosso país? Isso acontece pelo fato do Brasil ter a maior carga tributária do mundo inteiro. Só apenas nestes três primeiros meses de 2012, o nosso país já arrecadou cerca de 339 trilhões de reais em impostos pagos por nós.
A “terra do samba”, tem uma arrecadação de impostos, que muitos países de primeiro mundo não têm. Fazendo assim, com que a própria sociedade desvalorize o produto da “terra”, pois sabe-se que os brasileiros preferem vender menos cobrando mais caro, ao contrário dos americanos, onde o comércio é extremamente competitivo, que vendem mais produtos de alta qualidade com valores menores.
A ideia não é deixar de pagar impostos, muito pelo contrário. Nós pagamos porque a Lei determina. Mas o podemos fazer é mostrar pra todo mundo que a gente sabe o que está acontecendo no país. A gente sabe que o Brasil arrecada bastante. Mais do que o suficiente, até. E por isso mesmo deveria oferecer serviços públicos muito melhores e reduzir a carga tributária.
Hoje nós contamos com o Movimento Hora de Agir, que nasceu da indignação com o excesso de impostos que se paga no país. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da FACESP que surgiu num momento oportuno e alarmante: a virada do Impostômetro para 1 trilhão de reais.
O objetivo do movimento é engajar pessoas de todas as camadas da sociedade e conscientizar cada uma delas sobre a gravidade deste problema. Mais que isso: queremos que cada brasileiro faça a diferença. Chega de discurso, chega de reclamação. É hora de agir.
*Rolandinho Nogueira é empresário e vice-presidente da Facesp, presidente PSD Votuporanga