*Mayara Barbosa e Fabiana R. S. Giacheto de Lima
Na semana do dia 25 ao dia 29 de abril em todo o mundo serão realizadas atividades de conscientização e orientação para o controle do ruído.
Esta campanha surgiu há 15 anos. O lema de 2012 é “Bem estar garantido é Bem estar sem ruído”.
A poluição sonora é a mistura de todos os sons do cotidiano, como os sons do trânsito, indústrias, escolas, telefones, sirenes, propagandas de rua, construções civis, dentre outros; e por conviver constantemente com a poluição sonora a humanidade esta acostumada com a sua presença e em muitos casos não percebem seus efeitos maléficos à saúde e na sua qualidade de vida.
O ruído é um dos principais causadores de stress, insônia, depressão e outros sintomas que podem geram mudanças físicas e psicológicas, negativas ao indivíduo.
Alguns sintomas e sinais maléficos da exposição ao ruído são: perda auditiva, dificuldade de compreensão e concentração, zumbido, tontura, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, agitação, depressão, gastrite, hipertensão, queda de rendimento de trabalho, dentre outros.
É valido lembrar que esses efeitos não são imediatos e dependem do nível de intensidade e do tempo de exposição ao ruído.
Algumas formas de prevenção podem ser eficazes, tais como:
-Evitar permanecer e ficar em locais com muito barulho;
-Usar protetor auricular auditivo em locais de trabalho com muito ruído;
-Evitar ouvir música alta no carro ou fone de ouvido em volume alto;
-Fechar as janelas do veículo em trânsito intenso;
-Evitar ficar próximo de caixas acústicas em shows de músicas e eventos;
-Evitar que crianças brinquem com brinquedos sonoros de volume alto;
-Conhecer sua capacidade auditiva fazendo exames audiológicos.
Esta campanha vem para destacar o impacto do ruído, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização a quem sofre deste mal que não enxergamos, mas sentimos.
Faça sua parte!
* Mayara Ribeiro Barbosa é graduanda em Fonoaudiologia (7º Semestre-FEF) e Fabiana R. S. Giacheto de Lima é professora