A grande maioria das casas em geral, utilizam as sacolas plásticas fornecidas nos estabelecimentos comerciais para acondicionar o lixo gerado nessas residências. Sejam nas comunidades carentes, sejam nos condomínios de luxo, todos se utilizam destas sacolas. Isso se deve em parte ao fato de ser fornecida gratuitamente, mas também por ser prática e do mesmo tamanho dos cestos de lixo dos prédios de apartamento. Alguns ecologistas tentam desenfreadamente mudar essa cultura da sociedade brasileira dizendo que deveríamos fazer compras levando algumas bolsas de pano ou lona para não precisarmos trazer as sacolas oferecidas nos supermercados. Caso isso seja feito, como iremos jogar nosso lixo fora. Compraremos sacolas plásticas de lixo? Ao meu ver só mudaria a cor da sacola, além claro de passar a conta para a população.
A proposta é lançar uma campanha contra os estabelecimentos comerciais para que sejam fornecidas sacolas em cinco cores diferentes para que os próprios moradores possam fazer a separação do lixo ainda dentro de suas casas. O custo desta mudança é zero, ou perto de zero, pois só mudaria a cor da sacola. Os benefícios são enormes.
Primeiro beneficio é educacional, pois com as sacolas coloridas e com a inscrição do produto relativo a cor predominante da sacola, estaria educando as pessoas com relação as cores dos recicláveis. Isto seria ecologicamente viável.
Ainda no condomínio os sacos poderiam ser separados por cor e poderia ser recolhidos um dia de coleta para cada cor, facilitando enormemente o direcionamento dos produtos já separados para as empresas de reciclagem.
Essas sacolas poderiam ser também de material biodegradável, como já existem em alguns estabelecimentos comerciais, fazendo com que, dependendo do tempo que se levasse para reciclar os produtos, pudessem elas se desintegrar e não mais haver necessidade de separação dos produtos contidos nas sacolas, das próprias sacolas.
Os Supermercados que aderissem a esta proposta poderiam dar de brinde conforme o valor da compra uma lixeira simples de arame com suporte para 3 ou 5 sacolas para serem presos na parede da cozinha das casas de seus clientes, podendo ser removido ou dobrado conforme esteja sendo utilizado ou não.Também colocando lixeiras em praças onde existem espaços físicos, para que todo o lixo das sacolas plásticas sejam acondicionadas nestas lixeiras para serem transportadas pelo pessoal da coleta. Logo em breve os supermercados terão responsabilidade na coleta do lixo gerado por seus clientes, com essa ideia ambientalista eles poderiam disponibilizar as verbas não para a coleta, mas sim para financiar a indústria da reciclagem, o que é muito mais interessante. Sacolinhas plásticas te quero muito, volte para sempre.
*Horácio Delalibera - horaciodelalibera@bol.com.br