O artigo da semana passada, intitulado “Cada coisa no seu tempo”, tem muito a ver com o tempo que estamos vivendo. Estamos em plena campanha política, em todo o Brasil, e, por isso, não me sinto confortável em ficar falando de fatos aqui da cidade, mesmo porque é sabido que estou envolvido em uma das campanhas. Seria deselegante de minha parte tecer comentários do que acontece aqui. Sem dúvida, em algum momento, estarei fazendo sugestões aos eleitores de como escolherem seus candidatos, porém, jamais dirigindo estas sugestões a este ou aquele nome.
Acredito, também, que nada me impede de falar sobre o que tenho visto nas campanhas de algumas cidades da região.
Durante todos esses anos que tenho participado de política, acumulei algumas experiências e ensinamentos. Creio que consegui aprender alguma coisa. E, ao mesmo tempo, me lembro dos que poderia chamar de grandes professores, tais como, o ex-vereador Viana Filho; meu particular amigo e ex-prefeito Luiz de Haro;
os ex-prefeitos de Fernandópolis Edson Rolim e Dr. Percy Semeghini; o ex-vice prefeito e colega de ramo de automóveis Gabriel Jabur e um expert em campanhas como o Cristovam de Haro. Infelizmente todos já faleceram, porém deixaram um discípulo e assim tento continuar algumas jornadas. Enquanto não escorregar o pé no sabonete, com diz o Zé da União, permaneço dando palpites.
Mas, de tudo que tenho visto ultimamente e aprendendo mais ainda, vou colocar na coleção acima e, espero que o mesmo continue assim por muitos e muitos anos, o nosso amigo e deputado Carlão. Digo isso porque o tenho acompanhado por algumas cidades e assistido sua forma séria de cumprir compromissos e de prestigiar seus companheiros. O Carlão, na minha forma de pensar, tem sido exemplar como deputado estadual. E, o mais importante, tornou-se o maior defensor dos interesses de nossa região, com a vantagem de não se deixar impregnar por ciumeiras e nem se apartando de outros deputados que também estejam realizando esforços a favor de toda a população.
Se quisermos ter uma região forte onde as pessoas possam residir e manter suas atividades com tranquilidade temos de entender que só com esforço conjunto, chegaremos a esse estagio. As disputas por melhorias e progresso são naturais em todo o planeta e, se “não puxarmos nossa sardinha” ninguém o fará por nós. Por isso um trabalho como o do Carlão é importante.
Existem cidades em nossa região, mesmo pequenas, que precisam sair de suas mesmices e picuinhas políticas, apagar o farol das brigas passadas e caminharem para as possibilidades do futuro. Muitas delas possuem potenciais de desenvolvimento adormecidos, ou que surgiram devido os novos tempos. Ao escolherem Prefeitos e vereadores comprometidos com novas e modernas causas, estarão abrindo as portas para que sua população possa usufruir de novas oportunidades de negócios e empregos.
Que me lembre agora, um caso em particular é Cardoso que, com seus lagos e rios, pode se transformar num ponto turístico de grande relevância. A escolha de um ou uma candidata ali, com mente aberta, sem resquícios do passado e aproveitando o Carlão na Assembleia pode fazer com aquela cidade se desenvolva aceleradamente nos próximos anos.
Que todas as cidades entendam o momento e aproveitem para olhar para o futuro e, com isso, abrir novas oportunidades para sua gente.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados