Disciplina, Motivação, Cobrança, Diálogo são fatores importantes quando o assunto é educar e me atrevo a dizer que seria um bom começo para responder essa pergunta que não quer calar.
Em muitas das minhas andanças sempre ouço falar que faltam bons alunos. Temos uma grande mania de colocar a culpa na escola (professores, direção, coordenação), ou no governo (falta de investimento, melhores salários, mais incentivo) mas na verdade tudo isso só serve para desviar o foco da resposta que tanto esperamos ouvir.
Na verdade o que falta são alunos interessados, uma convivência social e familiar que forme o caráter, professores MOTIVADOS e merecedores desse titulo e que seja um verdadeiro guardião da sabedoria. Sem isso nunca teremos bons alunos.
DISCIPLINA só é obtida através do exemplo e a partir daí posso COBRAR o que há de mais surpreendente no ser humano, que é o dom de transformar a realidade em que vive através do amor um ponto fundamental para uma boa educação. Mas o que falta mesmo é vergonha na cara de algumas pessoas que se acham os donos da verdade e se esquecem que só chegaram onde estão graças aos professores que passaram pela vida deles – principalmente nas séries iniciais – e hoje não tem a capacidade de retribuir um pouco do que esses mestres fizeram quando era tudo novidade para eles.
Como responder tal pergunta em um lugar onde só vale a presença em sala de aula ou onde as pessoas querem somente vida boa e coisas fáceis. Em um país que somente algumas pessoas se importam com o verdadeiro sentido da palavra educação. O grande problema está em nós mesmos. Hoje em dia os seres humanos, principalmente neste país tão rico em sua cultura, extensão, biodiversidade e outras riquezas importantíssimas para o desenvolvimento pessoal é pobre no que se diz respeito à educação. Algumas pessoas ficam esperando tudo do governo; os políticos (uma grande maioria) tem tanta coisa para resolver no planalto preocupados com os mensalões e outros “ões” que vemos por ai e não tem tempo para observar e agir no desenvolvimento da Educação do país.
É preciso que pais se envolvam com as escolas dos filhos, lutem junto aos professores por uma educação melhor e deixem de criticar e ficar esperando que caia uma solução do céu ou de políticos. É preciso de pessoas dispostas a lutar todos os dias por uma vida melhor. Brasil mostre a sua cara, deixe o comodismo de lado, pare de apenas criticar e faça algo, seja a mudança que você deseja que aconteça. Não reclame do governo, eles estão nessa posição porque fomos nós que escolhemos. Por isso seja mais coerente em suas escolhas, pois é através delas que encontraremos nossas respostas.
Na educação não falta nada, o que realmente falta são pessoas que DIALOGUEM com elas mesmas e com o mundo que a cerca.
* Alberto Martins da Silva é professor