Educação é um conceito que nos leva a refletir sobre varias vertentes.
O educar mais a ação de provocar a vontade de aprender são processos de um conjunto de ideias que leva a pessoa a ter autonomia para tomar decisões que são boas para elas mesmas.
Mas este processo só se torna real a partir do momento em que educador e educando passem a acreditar que o produto (aquilo que vai ser ensinado) e o serviço (como vai ser transmitido o conhecimento) que esta sendo oferecido venha valorizar o que eles têm de mais valioso, a transformação da informação em conhecimento em uma consciência critica de seus atos. Lembre-se que você professor é à base de todas as profissões, por isso é preciso que não só faça a diferença, mas que você seja a diferença.
Seja mais criativo, invista em você e planeje suas aulas com diferencial, busque capacitar-se continuamente, mantenha acesa a chama de sua vida. Tenha prazer no que faz e busque usar sua criatividade e imaginação, garanto que com essas ferramentas nunca vão faltar materiais para que você ministre uma ótima aula.
A criança não vive sem influencia, e a maior influencia que uma criança pode ter são os pais, pois são eles que dão a base de uma educação moral concreta. Os professores ensinam a juntar letras para formar palavras como AMOR, CARINHO, ABRAÇO, EDUCAÇÃO, mas o sentido no mais intimo dos corações está na atitude dos pais que tem a capacidade de moldar a personalidade da criança mostrando os caminhos. Então professor, para encantar seus alunos, o primeiro passo é conhecer quem são as pessoas que influenciam a vida dessas crianças, sendo que você também se tornará uma influencia na vida delas.
Se preparar é muito importante, se preparar é fundamental. Então respire fundo e destrave a janela da sua memória, deixe que a imaginação junto com seus conhecimentos faça de você uma influencia que marque a sua vida e a vida de quem você ensina.
Nós estamos vivendo em um mundo em que a palavra do momento é “mudança”, então é necessário que acompanhemos a evolução, mas sem perder nossos princípios. Ainda é função dos pais educarem seus filhos, levá-los a “O-B-D- C” (obedecer). Nossa função de educadores é ensinar o “A-B-C-D” a partir dos princípios morais em que a criança aprendeu com seus pais. Mas nem sempre é assim, devido a vários fatores, para que a criança tenha um bom desempenho em sala de aula é necessário que o professor ensine os dois o “A-B-C-D” e principalmente “O-B-D-C”.
Hoje, mas do que nunca as crianças estão mais aceleradas em seu desenvolvimento, por isso a necessidade de que o educador mude sua rotina (mudar a forma de sentar, colocar música durante as aulas, fazer relaxamentos antes de começar uma aula, etc.).
Pais e professores devem preparar as crianças para “ser” e não “ter”. Vou explicar melhor: “Temos que ser antes de fazer algo, só assim conseguimos ter o que sonhamos”.
Essa seqüência, se seguida conforme nossos hábitos e costumes nos proporcionaram uma vida positiva, ativa e feliz.
Senhores pais e professores, educar é uma função da qual não é possível fazer “mai ou menos”, mas nem sempre encontramos a ferramenta certa para exercer tal função. É por isso que a criatividade e não apenas falar, mas sentir o que está falando envolvendo o ouvinte naquilo em que se está educando é essência para que seja alcançado o propósito e principalmente que aquilo que está sendo transmitido chegue e toque a emoção do ouvinte.
Ser educador é um verdadeiro dom de Deus, nem sempre temos o reconhecimento, temos sempre que lhe dar com as surpresas da vida pessoal e profissional e temos que ser sábios e inteligentes ao resolver os problemas. Mas se Deus capacita seus escolhidos o mínimo que podemos fazer é abraçar esse dom com amor e se por um acaso aparecer algo do que reclamar é só mandar um relatório para o departamento de pessoal do céu.
A educação só pode ser compreendida olhando-se para trás e só pode ser vivida quando aprendemos e seguimos em frente. Como já dizia Pitágoras “A educação é uma harmonia de contrários.” Que Deus abençoe a todos. Cordiais abraços.
*Professor Alberto Martins da Silva