Uma comunidade que acredita no capital humano como mola fundamental para o seu desenvolvimento, não pode ignorar os seus Educadores e Professores. Guardiões da aprendizagem, eles constroem conhecimentos, valores e habilidades. Acima de tudo, no seu melhor, fazem uso das esperanças e talentos do ser humano e ajudam-nos a crescer e a tornar-se cidadãos produtivos. Um bom professor de verdade nunca despe o jaleco, mesmo fora da escola, pois é professor para toda a vida. Não é apenas alguém que ensina. É muito mais do isso. É quem está presente e acompanha os momentos mais importantes de todo o processo educacional. Um bom professor contribuirá para o desenvolvimento educacional, social e profissional do indivíduo. Bons professores são profissionais imbuídos de uma responsabilidade permanente na construção de conhecimento, valores e princípios, e na preparação de uma cidadania global.
O bom professor é alguém que marca para sempre, mesmo depois de a escola acabar. São os pilares das futuras personalidades. Alguém escreveu, certa vez, que “os professores são as colunas que sustentam o edifício social. Se estas colunas ruírem, todo o edifício se desmoronará irremediavelmente”. Esta é a mais profunda verdade, os mestres são as colunas interiores do edifício; por isso, inúmeras vezes, por serem interiores, quase ninguém se dá conta da sua existência. Como nas construções, a gente comenta sobre as partes exteriores do edifício, admirando fachadas, paredes robustas, as belas janelas, mas nos esquecemos que toda aquela beleza exterior existe porque há, por dentro e por baixo, colunas e alicerces a servirem-lhe de sustentação.
No Dia do Professor, nossa homenagem aos milhões de professores em todo o mundo que trabalham com paixão, habilidade e competência para nutrir seus alunos e cuja influência sobre o nosso mundo é potencialmente profunda. Reconheçamos que investir em professores é investimento sábio no conjunto dos nossos esforços para construir economias fortes, sociedades coesas e um futuro onde existam dignidade e oportunidades para todos. Um bom professor pega na mão de seus alunos, abre seu espírito e toca-lhe um coração e, aprender é um direito, ensinar e fazê-lo bem é um dom.
Todos pela Educação. Aluno, respeite. Pais, participem. Governo, apoie. Todos, valorizem.
*Eliane Baltazar Godoi é secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga