Sim, é o que necessitamos, não somente para Votuporanga, mas, também, para todo o noroeste paulista.
Conhecer o Estado de são Paulo e atualizar as suas principais prioridades, torna-se necessário, para isto, conhecer um pouco de sua história. O nosso estado é o mais desenvolvido do país, mas temos que começar, não somente pelos fatos históricos, mas, também, buscando uma causa essencial que nos foi dado pela Divina Providência. É ela: um rio, que nasce quase junto ao mar, mas que se dirige ao interior, no sentido leste/oeste, criando uma via de penetração no sentido capital/interior, que é o Rio Tietê. Em seguida, tivemos a felicidade de ter antecessores, com sangue correndo nas veias com espírito de desbravar, conquistar, ampliar nossas fronteiras, levando a civilização e progresso a todo interior, e, assim, o fizeram, pelo Rio Tietê, e, também, seguiram em frente, ampliando as fronteiras de todos país. São nossos antecessores: os bandeirantes.
Tivemos, depois, no início do século XX, o desafio de levar as riquezas produzidas em nosso interior, principalmente, o café, para o porto de Santos. Nasceram as ferrovias construídas pelo espírito progressista e desbravador de muitos empresários paulistas, surgindo as ferrovias: Santos/Jundiaí, Cia. Sorocabana, Cia. Paulista, Cia. Mogiana, Noroeste e Araraquarense. Todas seguiam direções radias, partindo do centro dessas radiais, a Cidade de São Paulo, atingindo os limites de nosso estado com os outros estados da federação.
O espírito bandeirante/desbravador continuou com o projeto das rodovias do Estado de São Paulo: as radiais e as transversais. As rodovias radiais tem mais ou menos, as mesmas diretrizes das linha férreas, como: Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera, Marechal Rondon, complementadas por vias em nossa região como Washington Luiz e Euclides da Cunha. As radias ligam todo o interior à capital do nosso Estado.
Agora precisamos de NOVOS BANDEIRANTES, que entendam que estas regiões, que se desenvolveram ao longo das radiais, precisam ser interligadas. Na nossa região, precisamos com urgência de uma ligação, em pista dupla, do Rio Grande, na divisa com Minas Gerais, até ao Rio Paranapanema, que passaria por Cardoso, nossa cidade (e Aeroporto), Nhandeara, Birigui, Presidente Prudente, atingindo os limites do estado, junto as divisas com o Estado do Paraná. Em nossa região, esta rodovia, transversal, em um certo trecho, tem o nome de Péricles Bellini, mas, seria a interligação da SP-461, com a SP-425, cujo estado atual de conservação, é lamentável. Vamos trabalhar para isto, e, fica aí a sugestão para os políticos de nossa região concretizarem esta interligação. Sugere-se, também, a criação, de condições especiais de incentivos fiscais a todos os municípios do oeste e noroeste paulista, limitados por esta transversal, que determinaria a criação de novas fontes de progresso, para descongestionar as regiões vizinhas à Capital e de outros grande centos. Para isto nossas cidades tem infraestrutura adequada para oferecer.
Estes seriam os NOVOS BANDEIRANTES.
*Jesus Silva Melo é engenheiro