Roger Alves
*Roger Alves
Nossas vidas cada vez mais vêm sendo afetadas e influenciadas pela rotina dos tempos modernos em que vivemos. Hoje em dia a velocidade com que tudo acontece se transforma e evolui, cria em nós a ideia de imediatismo! Como se tudo na vida pudesse ser resolvido de um dia para outro, como se pudéssemos pegar atalhos e ir direto para a linha de chegada.
Isso fica muito claro no mundo do fitness, onde cada vez mais pessoas aderem à prática do exercício físico buscando resultados quase que milagrosos em curtos espaços de tempo, de preferência com o menor esforço possível. Nesse contexto, acabam buscando treinamentos oriundos da internet, sem levar em consideração seu nível de treino, consciência corporal, execução correta do movimento, carga ideal, entre outras tantas variáveis, favorecendo o risco de lesão.
Além dos treinos equivocados, existe o uso de medicamentos para emagrecer ou mesmo dietas extremamente restritivas que apenas buscam a redução da ingestão calórica sem levar em consideração suas necessidades diárias e o equilíbrio nutricional.
Esse pensamento tão reforçado pelas mídias sociais, pelo marketing de empresas e por algumas celebridades nos faz esquecer ou pelo menos não dar o devido valor ao processo de evolução.
Quando iniciamos um programa de treinamento, devemos primeiramente ter a consciência que nosso corpo passara por uma série de adaptações, desde a melhora da coordenação motora, algo fundamental para executar corretamente os exercícios de qualquer modalidade, diminuindo assim o risco de lesão, aumento da resistência e força muscular, essencial para conseguirmos suportar treinos mais intensos. Essas e outras variáveis levam tempo, meses para acontecerem, e criam uma rotina e como toda rotina exige de nós disciplina, e diria também bom senso para saber distinguir o que de fato está dentro de nossa capacidade e de nossas necessidades físicas, daquilo que pode comprometer nossa saúde.
Se você está pensando em começar alguma atividade física, comece devagar entre 2 e 3 vezes por semana, procure sempre orientação de um profissional de educação física na hora de montar seus treinos e corrigir seus movimentos, se possível escolha um horário do dia que melhor lhe convém para exercitar-se e procure criar o habito de sempre treinar naquele horário, isso ajuda no processo de adaptação. Procure uma atividade que lhe tragar prazer e bem-estar, não coloque metas inalcançáveis, não desista fácil e muito menos se compare a outras pessoas. Faça tudo dentro de seus limites, não se preocupe em completar o treino, o que vale de primeiro momento é começar, supere-se a cada dia, a cada treino!
Sua evolução e mudança corporal vira gradativamente, conforme sua adesão a esse novo estilo de vida aumentar. Vem comigo que eu te mostro o caminho!
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP