Quantas vezes você deixou de fazer algo por medo?
Quantos vezes você foi sem vontade em algum lugar por medo de dizer não?
Estamos em um mundo onde queremos agradar à todos, temos receio de sermos autênticos. Ser autêntico pode ser um grande passo para a nossa verdade, para vivermos mais felizes. Mas para isso é preciso ter coragem, muita coragem!
Podemos simplificar a vida e a tornar mais leve se usarmos a autenticidade. Imagine que você recebe um convite de um amigo para ir jantar. Você não quer, e dá uma desculpa: vamos receber visitas. A pessoa para lhe ajudar, diz: traga eles. Então, você cria outra desculpa e outra, e isso não tem fim. Deixa nesse pequeno ato de ser você, de ser uma pessoa confiável. E com certeza a outra pessoa em algum momento vai perceber isso, pois a verdade sempre aparece e prevalece. Não teria sido mais fácil ter dito que não queria ir, e pronto! Não perderia tempo, energia, e o melhor, seria verdadeiro e passaria confiança para a pessoa.
Me assusto com adultos fazendo isso de maneira normal. Para quê fazer isso? Acha desafiante não agradar? Dizer não quero, não posso, não gosto? Seja corajoso!
É preciso trazermos a coragem para a nossa vida. Para o filósofo Platão, a coragem era uma das quatro virtudes cardeais. Acredito que uma virtude que se bem usada hoje, resolveria muito de nossos problemas.
Vivemos formatados por uma sociedade que cria a nossa realidade. Fazemos o que o outro quer, da forma que ele quer, para sermos aceitos. Cuidado! Podemos estar perdendo nossa essência, e vivendo uma felicidade falsa.
Mas como ter coragem?
Vamos ao seu significado no dicionário: “energia moral ante situações aflitivas ou difíceis”. E a sua etimologia: ela vem do Latim coraticum, ou seja, “bravura de quem tem um coração forte”. Coraticum, derivado de cor ou coris, significa “coração”. E quando aqui falamos desse coração, falamos do local de onde vem nossos sentimentos.
Podemos dizer que ter coragem é agir com o coração. É quando equilibramos o medo e nossa confiança e realizamos.
Precisamos ter força para sermos nós mesmos, sermos guerreiros.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Entenda que a perfeição não existe, estamos todos no caminho. Que ser autêntico traz você para o lugar de autor da sua história, traz a sua verdade.
Entenda também que ter coragem nos tira do conforto de ficar no “morno”, no fácil, no comum. No livro mais lido do mundo, a Bíblia, temos uma frase que remete ao que acontece quando aceitamos ficar no “morno”: “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. Que tal refletirmos sobre como a coragem pode nos deixar mais livres e mais felizes? Observe isso nos pequenos atos do seu dia. Coragem é a voz que vem do seu coração.
Seja autêntico e ouça a sua voz, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +