Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Reprodução)
Você pretende se aposentar? Passou por conflitos familiares que envolvesse um problema financeiro? Já teve insônia por ter contas a pagar? Tem salário ou recebe dinheiro em troca de trabalho? Precisa de dinheiro para sobreviver? Então a educação financeira é, definitivamente, para você!
No Brasil há uma cultura de que apenas especialistas, que dominam completamente um
assunto, podem praticá-lo ou falar sobre ele. Isso faz com que as pessoas acreditem que, para entender de finanças, você precisa ser economista. A verdade é que todos nós podemos ter um conhecimento básico sobre diversos assuntos, principalmente se isso está relacionado com nossa qualidade de vida.
Você sabia que as crises financeiras podem desencadear até mesmo transtornos psiquiátricos? Além do conflito familiar e todas as suas consequências psicológicas e emocionais, pesquisas já mostraram que muitas pessoas, ao passar por uma crise financeira, desenvolvem um alto grau de ansiedade, que pode evoluir para um quadro de depressão e isolamento social.
A maneira mais eficaz de lidar com tais situações e até mesmo evitá-las, é ter a tal da educação financeira. Mas o que é isso e como adquiri-la? A educação financeira pode ser
entendida como um conjunto de informações a respeito de finanças: um processo no qual os indivíduos tem conhecimento sobre o dinheiro e o mercado, de forma que possam tomar decisões econômicas e de planejamento pessoal mais assertivas e conscientes, melhorando sua qualidade de vida.
Uma das formas mais significativas de adquirir conhecimento é buscando informações sobre o assunto. Portanto se você tem interesse e gostaria de mudar sua realidade financeira, sugerimos que você busque por livros que tratem de educação financeira básica. Hoje, no Brasil, já existe muita informação de qualidade gratuita sobre o assunto: você pode usar plataformas como o youtube, acompanhar colunas como essa no jornal e até utilizar suas redes sociais para aprender! Ou, se você preferir, também pode buscar por cursos à distância ou até mesmo os presenciais. O modo como vai estudar, não importa muito. Apenas busque por informações de qualidade.
Conhecimento é poder, e ele impacta diretamente sua qualidade de vida! Aqui, no Dinheiro à Dois, trataremos do universo financeiro de forma atrativa, fácil, totalmente aplicável e com total responsabilidade sobre os impactos positivos que isso vai gerar na sua vida.