Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas (Foto: Reprodução)
Ter uma rotina no trabalho é, muitas vezes, sinônimo de monotonia ou desgosto. De fato, repetir atividades sem entender ou concordar com o sentido por trás delas pode nos abalar negativamente e, depois de certo tempo, levar ao estresse.
Na verdade, rotina é a forma estruturada e processual de realizar atividades. Ela se torna importante no âmbito profissional, já que possibilita que mantenhamos nossos hábitos produtivos, como se planejar, ter mais autonomia, ser menos ansioso e, de modo geral, ter melhores resultados.
Não, não estamos falando de um dia a dia 100% rígido, afinal, os extremos nunca são a melhor opção. É preciso ter flexibilidade e tolerância para viver bem com a falta de controle.
Ainda assim, viver uma rotina profissional que te satisfaça faz toda diferença, por isso, aqui vão algumas dicas de como criar e melhorar seus dias de trabalho:
Começar o dia bem
O começo do seu dia afeta ele por inteiro, por isso, evite acordar com muita pressa. Adicione atividades que gosta antes de iniciar o trabalho, como ouvir uma música, fazer um café, ler o jornal, conversar com alguém ou praticar um esporte.
Organizar seu tempo
Escolha uma ferramenta que funcione para você, como o calendário do celular ou uma agenda física, mas evite deixar tudo “na cabeça”, porque isso gasta nossa energia e, as vezes, falha.
Planejar sua semana
Tenha um momento semanal para organizar seu tempo da melhor forma possível e reveja isso a cada dia. Tente, ao máximo, categorizar as atividades e mantê-las sempre no mesmo momento, por exemplo, responder e-mails pela manhã, ler as notícias após o almoço, reuniões externas às sextas feiras etc.
Fazer pausas durante o dia
Nossa atenção é um recurso limitado, por isso é importante saber a hora de relaxar um pouco, para que seja possível retomar as atividades com concentração total. Nesses momentos, evite falar sobre trabalho ou fazer reclamações, já que, dessa forma, não estaria, de fato, relaxando.
Cuidar do ambiente
O espaço em que trabalhamos afeta nossa produtividade e satisfação, por isso, comece avaliando seu conforto do ponto de vista ergonômico. Além disso, é importante manter o ambiente livre de artigos desnecessários ou que te distraiam.
Refletir sobre seus dias
Adapte-se! O que tem funcionado bem? O que você acha que faria seu dia de trabalho fluir melhor?
*Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas