Leonardo Azambuja (Foto: Reprodução)
A prática regular de atividade física moderada (pelo menos 30 minutos durante todo o dia) fornece grandes benefícios à saúde, como a regulação do gasto energético e a manutenção do peso corporal saudável. Caminhar ou realizar corridas de baixa intensidade são opções acessíveis e relativamente simples para quem quer começar a se exercitar.
Eu explico o benefício de você tirar 30 minutos/uma hora do seu dia para fazer isso pelo seu corpo. Motivo número 1: a caminhada é um exercício aeróbico, ou seja, usa o oxigênio para dar energia aos músculos, e isso é extremamente benéfico para o corpo, pois o exercício ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Essa caminhadinha que você dá uma vez ao dia contribui para o gasto calórico e ajuda a manter o peso, além de diminuir o nível de colesterol ruim com o tempo. E não para por aí! Para aquelas pessoas que se sentem duras o tempo todo, a caminhada ajuda o corpo a se tornar menos rijo e mais flexível e de quebra, libera níveis de endorfina que deixam qualquer um de bom humor. Então não adianta pensar em acordar mais cedo e achar que isso irá te deixar de “mau com a vida” só para caminhar, muito pelo contrário! Os níveis de endorfina que a caminhada de apenas 30 minutos te proporciona o deixarão alerta e de bom humor para começar a manhã feliz e motivado! Entretanto, é importante deixar claro que para obter melhores resultados na diminuição de gordura, prevenção de doenças cardiovasculares e melhor condicionamento, a caminhada deve possuir objetivo, orientação, planejamento, intensidade e duração, o que não quer dizer que se você der uma voltinha no parque, olhando o celular e conversando com os amigos, é estar caminhando de fato.
Caminhada é exercício físico se vocês seguirem de fato essas dicas e quando falo em uma hora, quero dizer que este deve ser o seu objetivo para que todos os benefícios sejam com certeza introduzidos em seu corpo! Ajuste sua rotina e inclua esses 30 minutos de benefícios no seu dia! Aproveite para sair do escritório e olhar à sua volta, respirar o ar da cidade, de um parque e receber tudo de bom que esse exercício proporciona.
Além disso, movimentar-se tem impacto inclusive na saúde mental. De início, sabemos que o exercício é um bom aliado para manter a atividade cerebral longe de se degenerar conforme o tempo! O cérebro emprega 15% do fluxo sanguíneo corporal e 20% do consumo de oxigênio do corpo, portanto, quando nos exercitamos, aumentamos o fluxo do sangue cerebral e, consequentemente, contribuímos para que ocorra maior integridade dos pequenos vasos, demanda sanguínea adequada para a área motora do cérebro, suprimento de micronutrientes para o bom metabolismo de neurotransmissores e estímulo para liberação de endorfina – que causa o bem estar em nosso organismo. Ou seja, aquele treino diário oferece mais benefícios do que apenas a parte estética do corpo!
Para comprovar isto, foi feito um estudo irlandês com alguns jovens, no qual ficou constatado que, após a atividade, houve uma melhora em tarefas relacionadas à memória, justamente porque ocorreu um aumento de células no hipocampo, que é a parte cerebral importante para a manutenção da memória. Mas atenção, para que isso ocorra de maneira eficaz, a prática deve ser regular! Então chame aquela pessoa que você gosta muito (pode ser família ou do círculo de amizade, você é quem decide) e comece a “mexer” esse cérebro já!