Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
No trabalho estamos em constante contato com as pessoas, e um bom relacionamento interpessoal é fundamental para que o ambiente de trabalho seja saudável e produtivo, já que, assim como em todos os papéis que exercemos, o apreço profissional contribui para o entusiasmo na realização das atividades.
Você já recebeu um elogio ou reconhecimento sobre o desempenho de alguma atividade ou comportamento?
Saber que o outro presta atenção aos seus atos, que tem carinho e preocupação com você, o faz investir na vida com afinco e responsabilidade e promove segurança interna. No trabalho, tomar este conhecimento pode elevar os ânimos para a aceitação de novos desafios e propiciar melhores relacionamentos com colegas da empresa.
Para muitos, receber um elogio pode ser um momento desconfortável. Rejeitar o elogio pode transparecer insegurança e vulnerabilidade. “Se gabar” também não é a reação mais adequada, pois pode aparentar presunção. Neste momento, o ideal é agradecer de forma simples.
Você já reconheceu o valor do seu colega?
Elogie sempre que perceber um bom trabalho ou conduta. O elogio tem o poder de envolver diversos sentimentos. A autoestima, um sentimento diretamente relacionado ao recebimento de um elogio, quando estimulada reforça a sensação de autoconfiança. Deixe que os seus colegas saibam que os esforços e sacrifícios que dedicaram na execução de um trabalho foram notados e cruciais para seu sucesso.
Fique de olho nas boas práticas e pronto para elogiar, mas fazer isso também exige alguns cuidados. Comentar de forma exagerada pode parecer forçado. Fazê-lo de forma espontânea e diretamente para a pessoa é importante para que a mensagem seja transmitida da maneira certa. Faça sem esperar algo em troca. Espere apenas que seu elogio ajude seu colega a sentir-se valorizado, assim como todos nós gostamos.
*Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas